Geral

Exposição celebra 130 anos da publicação do primeiro jornal passo-fundense

10/06/2020

16:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Linha do tempo reúne todos os jornais impressos já publicados em Passo Fundo desde 1890

Em 2020, completam-se 130 anos da publicação do primeiro jornal impresso passo-fundense. Para marcar a data, o Arquivo Histórico Regional, vinculado a Universidade de Passo Fundo (AHR/UPF), e o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) apresentam a exposição virtual “Almanaques do Cotidiano: 130 anos da imprensa escrita em Passo Fundo”. Por meio de uma linha do tempo, a exposição reúne todas as publicações registradas desde 1890, mostrando as principais transformações pelas quais a imprensa escrita passou, chegando a 2020 em plataformas digitais. A exposição visa difundir de modo mais ampliado dados marcantes dessa trajetória da comunicação social impressa produzida para passo-fundenses.

De acordo com a coordenadora do AHR, professora Dra. Gizele Zanotto, a pesquisa sobre a história dos periódicos se fez com base em obras clássicas sobre história local, assim como nos catálogos do AHR e IHPF, buscas na Hemeroteca da Biblioteca Nacional, site Projeto Passo Fundo, e muitos outros meios visando dar conta, sempre de maneira parcial, mas progressiva, na junção de informações para potencializar o conhecimento e as pesquisas sobre essa área ainda carente de estudos mais detidos. “Essa busca resultou em mais de 90 periódicos que circularam, de modo efêmero ou continuado, de 1890 até nossos dias. A variedade temática, de propostas, de instituições que já se voltaram à produção de periódicos indica a complexidade e riqueza dos estudos sobre o local a partir desses verdadeiros ‘almanaques do cotidiano’”, explicou.

Para a professora, os periódicos, apesar de sua criação recente no Brasil – apenas nas primeiras décadas do século XIX – demonstraram sua potencialidade em vários contextos históricos. “Em Passo Fundo não foi diferente, muito de nossa história local e regional pode aí ser acessada tanto como informação, quanto com posição intelectual, cultural, política e social. Nesse processo são destaques os periódicos mais longevos – O Nacional, de 1925, e Diário da Manhã, de 1935 – todavia a linha do tempo nos mostra o quanto temos ainda a explorar e conhecer sobre tais empreendimentos individuais e coletivos”, destacou.

A linha do tempo apresentada na exposição é resultado de pesquisas em impressos, livros, sites, catálogos e outras fontes. As descrições – periodicidade e formato – se referem aos primeiros números. Muitos dos dados apresentados são aproximados e, certamente, outros periódicos estão para ser inseridos. Para isso, as equipes do AHR e do IHPF contam com a colaboração da comunidade. Quem puder contribuir com diferentes periódicos, pode enviar informações pelos e-mails ahr@upf.br e ihpf@ihpf.com.br.

Para acessar a exposição, clique aqui.