Pesquisa e Inovação

Evento do PPGL e do curso de Letras promove a troca de experiências de pesquisa

13/05/2021

13:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

"O Saber Fundado na Experiência de ser Aluno de Letras: roda de conversas entre graduação e pós-graduação" já está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e o curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizam o evento "O Saber Fundado na Experiência de ser Aluno de Letras: roda de conversas entre graduação e pós-graduação". A atividade, que acontece nos dias 26 de maio, 4 e 9 de junho, busca reunir estudantes de Letras e do PPGL para compartilhar as diversas experiências de pesquisa em suas caminhadas nos cursos (na Literatura ou na Linguística, e independente da linha teórica seguida), promovendo conversas e trocas sobre os temas, teorias e metodologias expostas, de forma a pensar sobre o que é ser pesquisador na área de Letras.

O evento ocorrerá de maneira on-line, através da plataforma Google Meet, sendo vinculado ao Grupo de Estudos Língua e Discurso: Linguagem e Sociedade, do PPGL. Segundo os organizadores, ao mesclar graduação e pós-graduação, se objetiva aproximar os estudantes, estabelecendo uma troca de saberes que poderá aprimorar as pesquisas em desenvolvimento ou inspirar futuras pesquisas, além de possibilitar, por meio do diálogo, a relação entre pesquisa e ensino. Ainda, conforme a organização, pretende-se estabelecer um espaço em que os estudantes de Letras possam ouvir e serem ouvidos, tornando sua experiência subjetiva (nas suas pesquisas) em uma experiência compartilhada pelo grupo, estabelecendo vínculos e parcerias que o acompanharão em suas experiências futuras.

Programação
As atividades ocorrerão nos dias 26 de maio (quarta-feira), das 17h30min às 19h, 4 de junho (sexta-feira), das 19h30min às 22h, e 9 de junho (quarta-feira), das 17h30min  às 19h. O link de acesso a sala será divulgado aos participantes posteriormente. Os inscritos apresentarão suas pesquisas no tempo de 10 minutos (tema, bibliografia básica, conceitos principais, metodologia, dirão se a pesquisa já foi desenvolvida, se está em desenvolvimento ou se está sendo planejada).

Após a apresentação, os demais inscritos conversarão com o pesquisador sobre a pesquisa apresentada, trazendo contribuições, possíveis relações e perguntando mais sobre a trajetória da pesquisa, expectativas, entre outras questões.

Como participar
As inscrições para apresentação de trabalho deverão ser realizadas através de submissão de resumo, disponível AQUI, até o dia 18 de maio. Acadêmicos de Letras podem submeter resumos em conjunto com até 1 coautor. Alunos da pós-graduação só podem submeter resumo individual. Após receber o aceite do resumo via e-mail, o autor deverá proceder com a inscrição no sistema de eventos da UPF e realizar o pagamento da taxa de R$ 10,00 para emissão do certificado.

Os ouvintes podem participar gratuitamente do evento. No entanto, caso o participante necessite ou queira um certificado de participação, pode realizar a inscrição no sistema de eventos da UPF (o link será informado posteriormente na página do evento), mediante o pagamento da taxa de R$ 10,00 para a emissão do certificado.

Mais informações podem ser obtidas com a Comissão Científica pelo e-mail 149111@upf.br.