Geral

UPF é representada em evento sobre gestão sustentável nas universidades

30/09/2021

13:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Atividade teve a participação da professora Luciana Londero Brandli

A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada no V National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2021. O evento, promovido pela Universidade de São Paulo (USP) e realizado nesta quinta-feira, 30 de setembro, de forma on-line, reuniu representantes de diversas instituições com o objetivo de proporcionar o compartilhamento de práticas de gestão sustentável nas universidades, bem como discutir os desafios e aprendizados de gestão durante a pandemia.

O encontro virtual contou com a participação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da UPF, professora Dra. Luciana Londero Brandli, que integrou a mesa-redonda “Desafios e experiências na gestão das universidades sustentáveis e a Covid-19”. Na atividade, a docente apresentou algumas evidências da sustentabilidade na Instituição, como o aproveitamento de água da chuva nos prédios, a revitalização e preservação dos lagos, a manutenção de áreas verdes no campus, a coleta seletiva e o descarte adequado dos resíduos, e a instalação de paineis solares

A professora destacou a implementação do Centro Acadêmico de Sustentabilidade – Green Office UPF, fruto da parceria entre Reino Unido, Brasil, Quênia, Moçambique e Fiji, cujo objetivo é aumentar a contribuição das universidades para lidar com as mudanças climáticas. O Centro se caracteriza por ser a estrutura responsável pela gestão da sustentabilidade na Instituição e um movimento acadêmico global que dá suporte institucional para apoiar iniciativas, além de conectar e inspirar estudantes, pesquisas e universidades para ações de sustentabilidade.

Em sua fala, Luciana ainda mencionou as ações da UPF na pandemia. “Algumas coisas que acho importante comentar são as ações de extensão de todos os cursos. Pudemos ver uma multidisciplinaridade muito grande nessa abordagem. Tivemos ajuda na área de recuperação de pacientes pós-covid, orientações e cuidados com a diabetes, cartilha e guia de saúde mental, e pesquisas feitas em prol da Covid”, relatou.

O UI GreenMetric
O UI GreenMetric World University Ranking foi criado pela Universidade da Indonesia (UI) em 2010 para medir os esforços das universidades em tornar seus campi mais sustentáveis. A intenção é criar uma base on-line de políticas e programas de sustentabilidade de universidades em todo o mundo. No primeiro ano, 95 universidades de 35 países participaram do ranking. Este número aumentou para 516 em 2016 e para 912 universidades de 84 países em 2020. Em 2020, houve um crescimento na América Latina, tendo participado 126 universidades latino-americanas. No mesmo ano, a UPF figurou no ranking em 3º lugar pelo Estado do Rio Grande do Sul, e na 20ª posição pelo Brasil.