Universidade

Estude na UPF: inscrições abertas para o Ensino Médio à pós-graduação

05/11/2022

08:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Instituição oferece formações em diferentes níveis de ensino para quem sonha em estudar em umas das melhores do mundo

Quer estudar na Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2023? Então, a hora de começar a se preparar, é agora. Do Ensino Médio à pós-graduação, a Instituição oferece diferentes oportunidades para quem busca um ensino de qualidade em uma das melhores universidades do mundo. 

Confira o que está com inscrições abertas:

Ensino Médio Integrado


O Ensino Médio Integrado UPF está com inscrições abertas para novos estudantes no 1º ano, para o ano letivo de 2023.Com uma proposta pedagógica que atende integralmente a legislação do Novo Ensino Médio, o Integrado UPF se destaca por possuir uma formação exclusiva, que são as Trilhas Formativas. Elas se caracterizam por considerar as demandas e necessidades do mundo contemporâneo e por estarem sintonizadas com os diferentes interesses dos estudantes e sua inserção na sociedade.
As inscrições de novos estudantes e o agendamento para as apresentações da proposta pedagógica podem ser realizadas até 15 de novembro, na página do Integrado UPF. As matrículas ocorrerão nos dias 6, 7 ou 9 de dezembro e os documentos necessários do candidato para o processo são uma foto 3x4, fotocópia do RG, CPF e certidão de nascimento, histórico escolar ou atestado de frequência do Ensino Fundamental (documento original e uma cópia), e comprovante de residência. Já os pais ou responsáveis necessitam apresentar fotocópia do RG e CPF.

São oferecidas 3 turmas de, no máximo, 35 vagas por turma, mais 15 vagas para as Bolsas Integrais no Programa Gratuidade Educacional para a Educação Básica (Lei Nº 12101/2009).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8180 e no site www.integradoupf.com.br.

Vestibular de Verão


Para quem busca um curso de graduação, a UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão. São, ao todo, mais de 50 cursos de graduação, presenciais e híbridos, oferecidos em Passo Fundo e também na estrutura multicampi, nos municípios de Casca, Carazinho, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

Para ingressar, os estudantes podem escolher uma das três modalidades ofertadas: prova presencial, prova on-line, e nota da redação do Enem. A única exceção é para o curso de Medicina, que oferece ingresso por meio de duas formas: prova presencial no dia 26 de novembro, ou média do Enem. 

Para todos os casos, as inscrições devem ser feitas pelo site upf.br/ingresso, onde estão disponíveis informações detalhadas, além de opções de bolsas e financiamentos. 

Residências Multiprofissionais


Profissionais graduados em cursos da área da saúde podem manter a continuidade de sua formação por meio das residências multiprofissionais. As formações têm caráter de curso de especialização lato sensu e são oferecidas na modalidade de residência presencial, visando qualificar os profissionais graduados no âmbito do ensino em serviço.

Neste semestre, estão sendo oferecidas a Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, voltada aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição; Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer, para os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social; Multiprofissional em Atenção ao Câncer, voltada aos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; Multiprofissional em Cardiologia, para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; além da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, para profissionais da Odontologia; e Residência Integrada em Medicina Veterinária, voltada para médicos veterinários.

As inscrições para quem deseja participar da seleção podem ser feitas pelo site www.upf.br/residencia até o dia 16 de novembro. No processo, o candidato deverá escolher a área de formação, o programa e a instituição executora do seu interesse. Os residentes selecionados receberão do Ministério da Saúde uma bolsa auxílio de R$ 4.106,09.
Mais informações podem ser obtidas no site dos Programas de Residência da UPF.

Mestrados e doutorados 


Quem já concluiu uma graduação e está em busca de atualização para o mercado de trabalho ou deseja seguir a carreira docente pode investir em um curso de mestrado ou doutorado. A Universidade oferece 22 cursos de pós-graduação stricto sensu nas mais diferentes áreas do conhecimento. 

A seleção para ingresso em 2023 contempla os cursos de Mestrado em Administração; Mestrado e Doutorado em Agronomia; Mestrado e Doutorado em Bioexperimentação; Mestrado em Ciências Ambientais; Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Mestrado em Computação Aplicada e Mestrado em Direito. Os candidatos também podem ingressar no Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática; Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental; Mestrado e Doutorado em Envelhecimento Humano; Mestrado e Doutorado em História; Mestrado e Doutorado em Letras; Mestrado e Doutorado em Odontologia; e Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação.

O processo seletivo é realizado no âmbito de cada programa de pós-graduação (PPGs) da UPF, de acordo com os cronogramas apresentados. Os candidatos selecionados deverão efetivar suas matrículas seguindo as orientações a serem encaminhadas pelas secretarias dos respectivos PPGs.

Mais informações podem ser encontradas no site da Pós-Graduação da UPF.