Universidade

Estudantes e professores podem imprimir trabalhos coloridos com auxílio de aplicativo

09/12/2020

10:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Projeto é desenvolvido pela DTI

Você sabe que a pandemia da Covid-19 impôs desafios à comunidade, mesmo assim, a Universidade de Passo Fundo (UPF) segue promovendo mudanças para melhorar a experiência universitária. Foi com o intuito de otimizar o dia a dia dos acadêmicos e professores que a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) desenvolveu um projeto, o qual permite que tanto os estudantes, quanto os docentes imprimam seus trabalhos com a ajuda de um aplicativo, de forma segura via autenticação, e agora com a opção colorida. 
 
Este projeto entregou algumas opções novas, dentre elas, está o uso do aplicativo PrintSafe, que estará acessível dentro da rede da UPF. O app é leve, ocupa pouco espaço no dispositivo e, por meio dele, os acadêmicos e professores podem imprimir nos quiosques utilizando um QR Code, substituindo a digitação de usuário e senha para concluir o processo. Os arquivos poderão ser enviados via navegador, por meio do smartphone ou desktop, via aplicativo ou ainda por meio dos computadores do LCI. Eles ficarão armazenados por três dias no servidor, possibilitando mais praticidade à comunidade acadêmica da UPF.

Ao se dirigir ao quiosque para a impressão, a autorização se dará por meio de um QR Code. Basta abrir o app e fazer a leitura do código que estará fixado na impressora ou no quiosque. O processo leva em torno de 10 a 30 segundos. Com isso, elimina a necessidade de autenticação direto no painel da impressora. O app também permite acompanhar a volumetria de impressão e o consumo das quotas que ainda possui.
 
Impressão colorida
A impressão colorida é mais uma opção que está sendo oferecida. Os estudantes e docentes podem adquirir cotas por meio da intranet e consultar o saldo no app.
 
Conforme a DTI, o projeto possui vários benefícios, como economia, já que elimina a possibilidade de imprimir por engano; sigilo e segurança, pois libera as impressões após o reconhecimento do usuário; e flexibilidade, uma vez que poderá subir o arquivo via app ou pelo endereço web e imprimir quando for até o quiosque. Ainda, ao usar os quiosques nos prédios, elimina a necessidade de ir até o LCI para impressões pontuais. Os professores também poderão subir o arquivo via app ou pelo endereço web e imprimir quando forem até a impressora.
 
As novidades poderão ser usufruídas da melhor forma possível quando as atividades presenciais forem retomadas. No entanto, quem está indo ao Campus I e a estrutura multicampi já pode utilizar o serviço.

Impressão em preto e branco continua
É importante lembrar que o sistema de cotas mono (preto e branco), concedido pela UPF na matrícula, não mudou, e as impressoras do LCI que fazem impressão de grandes volumes continuarão disponíveis para a comunidade acadêmica.
 
Confira os manuais com orientações para a impressão:
- Comprando cotas de impressão
- Imprimindo no quiosque
- Imprimindo pelo computador – laboratórios
- Enviando arquivos para o quiosque
- Imprimindo pelo aplicativo
 
Os quiosques de impressão estão disponíveis nos seguintes locais:
- Campus I: LCI (mono e color), FEAC (color), FD (color), CEMI (mono), Biblioteca Central (mono), FO (mono), FEFF (mono), ICEG B2 (mono), IFCH (mono), FAC (mono), FAED (mono), FAMV (mono), HV (mono), ICB (mono), Fonoaudiologia (mono), Farmácia (mono), CETEC (mono).
- Campus II: Faculdade de Medicina (color)
- Campus Carazinho: (color)
- Campus Casca: (color)
- Campus Lagoa Vermelha: (color)
- Campus Sarandi: (color)
- Campus Soledade: (color)