Ensino

Estudantes do curso de Engenharia de Produção unem-se em prol da sustentabilidade

18/12/2018

14:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Passo Fundo (UPF) apresentaram, no final deste semestre, o resultado de uma atividade proposta na disciplina de Eco Design, ministrada pela professora Me. Teofanes Foresti. A disciplina trata de assuntos relacionados à sustentabilidade na engenharia, como produção e descarte de resíduos, novas tecnologias de produção, sustentabilidade na indústria, consumismo, legislação, entre outros.

No decorrer do semestre, foi apresentada uma proposta que desafiou os estudantes a tornar a sustentabilidade um exercício que envolvesse pessoas ou entidades, para que o conceito de “ser sustentável” fosse executado na prática, sob alguma forma possível no período da disciplina. Os alunos então se reuniram para dar início ao processo de pensar em uma ação que possibilitasse difundir o conceito de sustentabilidade. Para isso, segundo Teofanes, eles utilizaram técnicas de brainstorming, metodologias de análise de demandas e problemas de ordem ambiental, para resultar na ideia que surgiu ao final e que foi aplicada.

Os acadêmicos propuseram um desafio sustentável chamado “Apague a luz, acenda as ideias”, o qual envolveu os alunos da Engenharia de Produção. “Inicialmente, a ideia era envolver toda a Universidade ou a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), porém, tínhamos uma barreira de tempo. Dessa forma, como uma primeira experiência, decidimos envolver nossos colegas de curso de todos os níveis”, comentou o estudante Marcos Bez.

A ação consistiu na proposta de redução de consumo da energia elétrica. Para que houvesse um engajamento e participação dos demais alunos, os acadêmicos buscaram a coordenação, que deu total apoio à ideia e consentiu horas de atividade aos participantes que comprovassem a redução de energia através da fatura da conta.

Foi elaborada uma proposta de gamificação, para a qual os participantes se cadastraram e preencheram um formulário em que eram informados os dados das contas de energia, para, ao final, comprovar a redução do consumo. No desafio, os alunos participantes receberam, através desse cadastro, dicas e orientações semanais para auxiliar na redução de consumo de energia elétrica. Ao final, quem participasse semanalmente dessas dicas e conseguisse a redução na conta de energia era bonificado com 10 horas complementares no curso de Engenharia de Produção.

Conforme o acadêmico Vinícius Toffolo, a formulação de uma mensagem institucional teve o objetivo de explanar para os estudantes os passos específicos e objetivos da campanha. “Essa mensagem foi repassada via e-mail pela coordenação do curso. Encerrado o prazo para as inscrições, foram enviados e-mails semanais contendo material gráfico com orientações aos participantes de como alcançar reduções de consumo de energia elétrica” explicou.

Redução no consumo de energia
Ao final do desafio, os participantes inseriram a conta resultante dos 30 dias para comprovar as possíveis reduções em relação à conta anexada no início da atividade. No final, 7 alunos participantes obtiveram reduções com as dicas e com as orientações, e receberão 10 horas complementares. Houve, ainda, reduções significativas: cerca de 37,65% de redução de consumo de energia no mês. “O mais legal de tudo isso foi trabalhar esse tema que é a sustentabilidade de forma dinâmica e com uma abordagem diferenciada. Acho que seria importante que todos conhecessem e pudessem, de fato, perceber o quanto é importante ir além do conceito de ser sustentável, mas, com pequenas ações do dia a dia, poder contribuir para o meio ambiente e o planeta. Se cada um fizer a sua parte, ao final, seremos muitos”, disse Bez na apresentação final do grupo
 
Na opinião do aluno Marcos Glier, as várias dicas que foram enviadas ajudaram os colegas a perceber onde estava o maior consumo de energia em casa. Muitos, por exemplo, substituíram equipamentos velhos que consumiam mais energia por novos e perceberam esta redução ali”, disse.

Para Teofanes, a sustentabilidade é um assunto que interessa a todos. “Faz parte de toda atividade de produção gerir um sistema produtivo, reduzir o consumo de água, de energia, utilizar matéria-prima renovável ou de forma mais consciente e preocupar-se com o impacto ambiental que as ações da comunidade causam diariamente. Isso é ser sustentável. Acredito que o trabalho executado pelos alunos é um primeiro grande passo para que a sustentabilidade seja vista como algo possível e viável. Se cada um fizer a sua parte, ao final, todos estarão cuidando do nosso planeta. Fiquei muito satisfeita e surpresa com o resultado e desempenho dos acadêmicos, que buscaram conhecimentos em áreas correlatas para desenvolver a atividade proposta”, relatou. 

Os estudantes envolvidos no desafio “Apague a luz, acenda as ideias” foram Carlos Eduardo Fortuna Menegaz, Gustavo Teles de Freitas, Maicon Ganassini, Marcos Aurélio Glier, Marcos Czervinski Bez e Vinícius Tofollo.