Ensino

Estudantes da UPF Casca participam do Projeto Direito em Vídeo

19/09/2018

18:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), Campus Casca, promoveu, no dia 10 de setembro, o projeto Direito em Vídeo, com o tema “Justiça como equidade”, momento em que houve a apresentação e debate do filme “Eu, Daniel Blake”. O projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos do nível X do curso de Direito, na disciplina de Filosofia do Direito, sob coordenação do professor Me. Jelson Becker Salomão.

O objetivo da atividade foi analisar criticamente o tema abordado no filme “Eu, Daniel Blake”, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 2016. O filme faz uma crítica à precarização dos serviços públicos e à perda de emprego e de direitos sociais na globalização, o que fere a dignidade da pessoa humana. Aponta, também, graves problemas de sobrevivência, de trabalho e de atendimento em assistência social, além de promover uma reflexão a respeito da desumanização da burocracia. 

De acordo com o professor Salomão, com o filme, observa-se a relevância de compreender a ordem constitucional justa e a importância da aplicação da teoria da Justiça de John Rawls, que defende uma reconciliação de liberdade e igualdade e revela o respeito à pessoa humana. “Tal oportunidade serviu para reflexão de tema vinculado aos direitos humanos”, afirmou.