Pesquisa e Inovação

Especialização em Design Gráfico promove workshop com Rafael Coutinho

09/04/2019

16:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF e Divulgação

O curso de especialização em Design Gráfico da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da disciplina de Design Editorial, promove, no próximo domingo, dia 14 de abril, um workshop de desenho narrativo com Rafael Coutinho. A atividade será realizada em parceria com a Casa de Cultura Vaca Profana, onde ocorre o workshop, e tem como objetivo desbravar novas formas de se entender histórias em quadrinhos, tirando do jogo narrativo a obrigação do traço educado, bem como a necessidade de linearidade – começo, meio e fim –, o virtuosismo, a busca por um estilo maduro. 

O objetivo do workshop é aproximar os quadrinhos e a narrativa da vida das pessoas, redefinindo sua utilidade enquanto ferramenta de expressão livre. Para isso, a atividade terá duração de 6h, com início às 10h e encerramento às 17h. O material utilizado será papel, lápis, caneta e revistas, e os participantes podem levar seus próprios materiais. As inscrições podem ser realizadas por meio da página no Facebook da Casa de Cultura Vaca Profana. O investimento é de R$70,00 e as vagas são limitadas. 

Sobre Rafael Coutinho
Rafael Coutinho é quadrinista, artista plástico e editor. Nascido em São Paulo em 1980, se formou em Artes Plásticas pela Unesp em 2004. Como autor, é conhecido pelos livros Cachalote, parceria com o escritor Daniel Galera; O Beijo Adolescente 1, 2 e 3; e As Aventuras do Barão de Munchausen e Forrest Gump. Como editor, foi dono do selo Cachalote/Narval e do site de quadrinhos Nébula, do Medium. Como curador, participou dos eventos Bienal de Quadrinhos 2016 e da exposição Ocupação Laerte, no Itaú Cultural, e foi coordenador e idealizador do evento DES.GRÁFICA, no MIS-Museu da Imagem e do Som, em São Paulo.

Em 2017, Coutinho foi um dos autores convidados da 16ª Jornada Nacional de Literatura. Ele participou da primeira conferência “Literatura e imagem: além dos limites do real”, ao lado dos escritores Pedro Gabriel, Roger Mello e Zeca Camargo, e ministrou uma oficina de desenho e narrativa.