Notícias UPF

“Escola emancipatória para mulheres” é tema de curso

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Os estudos de gênero questionaram os determinismos biológicos, que delegavam às mulheres um lugar de opressão e submissão, possibilitando que fossem questionadas as construções de “feminino” e “masculino” como culturalmente construídas, entendendo que essas construções são produtos, mas também produtoras de relações de poder. Com o objetivo de compreender as diversas vertentes do feminismo e suas expressões e de conhecer a história do movimento feminista no Brasil e no mundo para, a partir dela, refletir sobre as atuais possibilidades de ação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza o curso de extensão “Escola emancipatória para mulheres”. 

A formação visa também refletir acerca das formas de exclusão a que as mulheres são submetidas na sociedade atual e possibilitar uma ampliação da visão de mundo a partir do debate de gênero, levando aos espaços públicos possibilidades de reflexões sobre a realidade social. Além disso, busca desenvolver um pensamento crítico frente à naturalização dos preconceitos instituídos socialmente e compreender a amplitude da violência de gênero e como ela pode ser disseminada de diversas formas, que vão além da agressão física.

Inscrições
As inscrições para o curso de extensão “Escola emancipatória para mulheres” podem ser realizadas até 9 de agosto, aqui. O curso é voltado para mulheres da comunidade, trabalhadoras, acadêmicas e integrantes de movimentos sociais e aberto a todos os interessados. O curso ocorre aos sábados, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e tem carga horária de 90h. A agenda de datas dos encontros e as informações relativas ao curso podem ser acessadas aqui.