Universidade

Equipe da UPF quebra recordes na Maratona de Programação

12/11/2018

15:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Final nacional realizada em Salvador, na Bahia, teve participação da equipe Skynet dos Pampas: Ômega

A equipe Skynet dos Pampas: Ômega representou a Universidade de Passo Fundo (UPF) na maior competição de programação universitária do Brasil: a XXIII Maratona de Programação da SBC. A competição ocorreu no final de semana, 9 e 10 de novembro. Além de conseguir uma segunda classificação consecutiva no estado, de forma inédita, os alunos do curso de Ciência da Computação Felipe Foschiera, Gabriel Kressin e Leonardo Constantin quebraram o recorde de problemas resolvidos na final nacional.

A prova ocorreu em Salvador, na Bahia, contando com a participação de 71 equipes de todo o Brasil. Na classificação da competição nacional, a equipe dos estudantes da UPF obteve a 46a posição. Considerando a prova do International Collegiate Programming Contest, organizado pela ACM, da qual participaram 406 equipes da América Latina, a UPF obteve a 169a colocação.

Os resultados confirmam o crescimento da qualidade das equipes da UPF, ficando em 2o lugar no Brasil entre as equipes de escolas não estatais e, no estado, empatada em número de acertos com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo o professor Dr. Marcelo Trindade Rebonatto, que coordena a equipe, o resultado foi positivo. “Por pouco não obtivemos o título simbólico de campeões gaúchos de forma individual”, aponta ele.

Segundo ele, as atividades de competições de programação seguirão intensas e a renovação da equipe já está consolidada, com a participação do acadêmico Felipe Foschiera, do primeiro ano do curso de Ciência da Computação. “A participação de um aluno do primeiro ano na final nacional é inédita e esse fato pode colaborar com resultados ainda melhores nos próximos anos”, avalia o professor, destacando que, cada vez mais, há participação de acadêmicos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Computação participando da Maratona.