Ensino

Equipe da UPF participa do Jessup Brazil 2019 em Santa Catarina

21/02/2019

10:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jessica França

Evento é considerado a maior competição de corte simulada do mundo e conta com mais de 700 faculdades de Direito de mais de 100 países

Até o dia 23 de fevereiro, acadêmicos da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) participam do Jessup Brazil 2019, etapa nacional da Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition. Acompanhados pela professora Dra. Patrícia Grazziotin Noschang, eles integram a atividade, que é considerada a maior competição de corte simulada do mundo. Nesta edição, que ocorre na Faculdade Cesusc, em Santa Catarina, estão envolvidas mais de 700 faculdades de Direito de mais de 100 países.

A disputa consiste na simulação de um julgamento na Corte Internacional de Justiça, órgão judicial das Nações Unidas, na qual as equipes formadas pelos alunos atuam em um caso fictício que engloba importantes e complexas questões de Direito Internacional. 

Em sua 60ª edição, o Jessup 2019 debate “The Case Concerning the Kayleff Yak”, que envolve temas como apropriação de conhecimento tradicional para fins comerciais, direito ambiental internacional e responsabilização dos Estados. 

De acordo com os organizadores, os assuntos são complexos e envolvem questões fundamentais do Direito Internacional e de responsabilidade dos estados em casos de práticas de ações ilegais no plano internacional. As equipes trabalham com a construção de dois memoriais de acordo com os interesses de cada um dos dois países representados no caso. As equipes participam de rodadas, ou duelos sucessivos, em que dois grupos de diferentes instituições de ensino disputam o melhor desempenho na defesa dos interesses dos respectivos países. 

Nesta edição, participam, além da UPF, a Universidade de São Paulo, Universidade Federal da Bahia; Faculdade Baiana de Direito e Gestão; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Santa Maria; Faculdade Cesusc; Universidade Federal de Santa Catarina; University Center of Brasília; Universidade Comunitária da Região de Chapecó; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Católica do Salvador.