Ensino

“Ensino criativo de Língua Inglesa” traz proposta de atualização para professores da região

13/06/2018

14:34

Por: Assessoria de Imprensa

A cada dia, amplia-se a demanda por professores de inglês com fluência e qualificação, nas mais diferentes regiões do país. Somente em Passo Fundo, há mais de 30 cursos particulares que ofertam formação nesse idioma. Com isso, os professores buscam aperfeiçoamento na área, a fim de ampliarem suas competências e habilidades, e têm no curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) uma referência nessa área.

Ao longo dos anos, o curso de Letras, integrando seus programas de extensão e pós-graduação, vem, já tradicionalmente, desenvolvendo diferentes propostas de educação continuada, com ações em forma de cursos, workshops, seminários e mesmo de cursos de pós-graduação (especialização). A primeira edição da especialização nessa área aconteceu em 1999, e, neste ano, está em andamento uma turma com 25 alunos, que já atuam na docência da língua inglesa. O PPGL também passou a oferecer, em 2018, disciplinas e orientação na área.

Neste sábado, dia 16 de junho, das 8h30min às 16h30min, cerca de 50 professores de inglês, estudantes do PPGL e da graduação estarão reunidos no IFCH para um dia de aprendizado e troca de experiências no curso “Ensino criativo de Língua Inglesa”. A atividade é coordenada pela professora Luciane Sturm, que também coordena o programa de extensão Ensino e inovação.

Para ela, é importante realizar uma atividade como essa. “Ficamos muito satisfeitos em receber um número bastante expressivo de professores para esse momento de estudo. O mercado de trabalho para professores de inglês está bastante aquecido, tanto em escolas particulares quanto em cursos livres e no ensino público. Aqueles professores melhor preparados certamente ocuparão os melhores empregos”, avalia.

O curso

Dentre os objetivos do curso, está o de possibilitar a apropriação de conhecimentos teórico-metodológicos contemporâneos na área de ensino de inglês, focalizando a criatividade e a inovação em sala de aula. Além disso, a atividade visa promover a reflexão-crítica e a discussão de propostas de ensino e metodologias e apresentar atividades e tarefas para o ensino de inglês. Para isso, o foco será na criatividade e na inovação no processo de ensinar a língua inglesa e no planejamento criativo.

O curso será ministrado pela professora Tatiana Canto de Carvalho, graduada em Letras pela UFRGS e especialista em estudos avançados em Língua Inglesa, pela PUCRS. Tatiana tem cursos de aperfeiçoamento pela Western Town College, no Canadá, e pela University of California San Diego (EUA). Além disso, atua como consultora no ensino de língua inglesa, com ênfase no ensino para crianças, e ministra aulas na Escola Projeto de Porto Alegre.

Para a professora Luciane, os inscritos para o curso revelam a abrangência da UPF, pois são professores de diferentes municípios. Além de Passo Fundo, o curso receberá alunos de Santo Ângelo, Ijuí, Entre-ijuís, Giruá, Santo Augusto, Nova Araçá, Nova Prata, Sertão, Getúlio Vargas, Campinas do Sul, Palmeira das Missões, Alto Alegre, Caxias do Sul, Lagoa Vermelha, Guabijú, Chapada e Carazinho.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever pelo portal UPF ou diretamente no link. O investimento é de R$110,00 e as vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas com a coordenação, pelo e-mail lusturm@upf.br.