Pesquisa e Inovação

Engenharia de Produção UPF conquista premiação nacional

19/10/2017

18:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Equipe formada por professor e acadêmicos da Universidade de Passo Fundo conquistou a segunda colocação no Desafio Lean Simulation

O curso de Engenharia de Produção da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi premiado no Desafio Lean Simulation, na modalidade Lean Board Game. O Lean Simulation é um desafio nacional de criação de exercícios relacionados à gestão e à Engenharia de Produção, utilizando o jogo Lean Board Game. O resultado foi anunciado no dia 13 de outubro, durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ocorrido na cidade de Joinville, em Santa Catarina. A UPF competiu com uma equipe, que conquistou o segundo lugar na competição.

Segundo o professor orientador, Me. Anderson Hoose, a equipe é formada pelos acadêmicos Julia Favretto, Edimara da Silva e Cezar Leandro Petri. No desafio, a equipe simulou a situação de uma linha de produção utilizando conceitos de manufatura enxuta. “Simulamos uma situação real, aplicando conceitos e ferramentas de manufatura enxuta. O jogo elaborado obedece a critérios didáticos e com possibilidade de ser aplicado em sala de aula”, explicou.

As atividades da equipe iniciaram no mês de abril e se estenderam por quatro meses de trabalho, que possibilitaram o exercício e a fixação do aprendizado obtido durante as aulas. O case foi desenvolvido a partir de um setor de solda e montagem de uma empresa do setor metal-mecânico da região. 

Atualmente, o curso de Engenharia de Produção da UPF é o mais premiado nacionalmente nessa categoria de competição. Foi campeão e vice-campeão no ano de 2016 e neste ano conquistou a 2ª colocação.