Ensino

Enfermagem debate o ensino, a pesquisa e o empreendedorismo na área

13/05/2021

15:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

No Dia Internacional do Enfermeiro, ocorreu a abertura da 28ª Semana Acadêmica da Enfermagem da UPF

Enfermeiro Paulo Simor relatou experiência com o empreendedorismo

No Dia Internacional do Enfermeiro, o curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) deu início à 28ª Semana Acadêmica do curso. Com o tema “Protagonismo da enfermagem: ensino, pesquisa e empreendedorismo”, ocorrerão palestras, minicursos e apresentações de trabalhos de forma virtual. As atividades são realizadas em alusão ao Mês da Enfermagem, com isso os encontros serão semanais reunindo profissionais renomados para discussão e relato de experiências aos acadêmicos do curso. 
 
A abertura do evento ocorreu na noite de terça-feira 12 de maio, com a presença da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; da diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professora Dra. Marilene Portella; da coordenadora do curso de Enfermagem, Dra. Helenice de Moura Scortegagna; além de demais docentes e acadêmicos do curso.
 
A reitora destacou a importância da data e o reconhecimento da profissão. “ É um dia para gente lembrar das lutas, da história que mostram o quanto a enfermagem tem uma vocação para o cuidado, para fazer da sua ação, a melhor ação possível para o desenvolvimento, para promoção e recuperação da saúde. Além de pensarmos o quanto essa profissão foi fazendo a diferença na história da humanidade, em todos os espaços, cada vez mais ela vai abrindo possibilidades de intervenção seja ela na atenção à saúde, nas mais diferentes frentes; seja na educação, ou em tantas outras áreas que a enfermagem tem desenvolvido esse belo trabalho de cuidado humano”, disse Bernadete. 

Luana Campos relatou sua atuação como enfermeira e consultora de amamentação

A diretora Marilene também salientou a atuação da enfermagem, principalmente frente à pandemia que o mundo enfrenta. “Durante a 28ª Semana Acadêmica renovamos nosso compromisso com a ciência, com a arte, com o ideal do cuidado de saúde e enfermagem, que sigamos juntos e firmes nas lutas pela vida humana plena, pelo reconhecimento da profissão. Foi muito bom ver e ouvir as pessoas aplaudindo a enfermagem, gesto de muito apreço aos inúmeros profissionais que se submeteram ao cuidado em tempos de pandemia”, afirmou. 

A coordenadora do curso destacou que o tema que foi de escolha dos alunos e que foi muito apropriado, devido à valorização crescente do enfermeiro, em especial nesse cenário atual. A presidente do Diretório Acadêmico, Ana Paula da Cruz Schultz, agradeceu e desejou um bom evento a todos.

Empreender com foco e planejamento
O evento contou com a participação do enfermeiro Paulo Simor, que é proprietário do Residencial Geriátrico Reviver, que destacou a importância de ter foco no seu objetivo, assim como organização e planejamento para empreender. 

A Semana Acadêmica também contou com a participação da enfermeira e doula, Luana Campos, que possui seu consultório em Criciúma/ SC, atuando como consultora em amamentação. Durante sua fala, Luana destacou a importância de se ter disposição para empreender.

Semana Acadêmica 
A Semana Acadêmica da Enfermagem segue com atividades nos dias 20, 25, 28 e 31 de maio de forma on-line. A transmissão do evento ocorre pelo canal no Youtube do Diretório Acadêmico. Os participantes contam com certificação de 20h.
 
Confira a programação:
20 de maio – Minicursos

8h15min – Segurança do Paciente – Enfermeira Cassiana Prates
9h10min – Como se introduzir na pesquisa – Enfermeira Gabriela Romão
10h10min- Lesão por pressão em tempos de Covid-19 – Enfermeira Simone Araújo
10h45min – Como empreender na Enfermagem – Enfermeira Thais Ulian

25 de maio – Residência e Curso em Enfermagem
18h45min – Abertura
19h – Enfermeira Thais Fioravante
20h – Enfermeira Georgia Cybelle

28 de maio – Apresentação dos Trabalhos Submetidos
8h – Abertura
8h15min – Início das Apresentações
11h30min - Encerramento

31 de maio – As faces da Enfermagem
18h45min – Abertura
19h – Enfermeiro Vencelau Pantoja
20h – Enfermeiro Felipe Brock