Geral

Encontro de formação reúne diretores e coordenadores na UPF

26/11/2018

17:38

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Alessandra Pasinato

Atividade trouxe para avaliação as demandas da Ouvidoria e foi realizada nesta segunda-feira, 26 de novembro

Um encontro de formação foi realizado nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, reunindo gestores da Universidade de Passo Fundo (UPF). A atividade, que aconteceu no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), envolveu diretores de Unidades Acadêmicas e de Campi, coordenadores de curso de graduação, além de coordenadores adjuntos. Em pauta, além de resoluções e informativos acadêmicos, o encontro oportunizou uma avaliação das demandas da Ouvidoria. Estiveram presentes na atividade a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, e o vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda.

Para a reitora da UPF, o momento é pautado pelo tema da Ouvidoria, explicitando os papeis do setor e os fluxos de encaminhamento, além de debater as principais demandas que são enviadas. “São demandas que dizem respeito à vida acadêmica e, como tal, são muito importantes para trabalharmos os processos formativos com os professores na busca de resolução desses problemas. Queremos debater as principais situações que chegam à Ouvidoria e que chegaram ao longo desses 100 dias da nossa gestão e já pensamos alternativas na unidade e nos cursos, alternativas conjuntas”, destaca ela, ressaltando que o processo formativo busca realizar a gestão de forma colegiada e compartilhada, aprimorando processos.

O vice-reitor de Graduação explicitou que a reunião dos coordenadores segue um planejamento que foi organizado ainda em agosto, quando foi realizado o primeiro encontro do grupo. A atividade seguiu com reuniões por grandes áreas ao longo do período e culminou nesse encontro, que também marca o encerramento. “Trabalhamos o semestre todo no planejamento do próximo biênio. Construímos juntos um plano de ação, que foi sendo detalhado a cada encontro. Agora, queremos dar um feedback com relação a tudo o que projetamos”, comenta Casagranda.

Ouvidoria em debate
A formação sobre Ouvidoria, conforme o ouvidor, professor Dr. Otávio Klein, teve o objetivo de auxiliar os gestores da Universidade, nos diferentes níveis, sobre o papel que o setor tem no âmbito institucional. “Na minha concepção, a Ouvidoria não demanda só o papel para o ouvidor. Esse profissional faz só uma parte, tendo em vista que a maioria das demandas são repassadas aos gestores envolvidos, para que sejam solucionadas. A Ouvidoria também se torna o receptor da solução das demandas, para repassar a quem enviou a sugestão, solicitação ou reclamação”, informa ele, destacando que o setor é um espaço de acolhida e dinamização da escuta acadêmica e comunitária, no âmbito das relações institucionais.