Jornada

Encontro com Escritores traz Helena Gomes e Simone Pedersen a Passo Fundo e região

26/11/2018

17:55

Por: Assessoria de Imprensa

Escritoras conversarão com estudantes no dia 28, em Passo Fundo, no dia 29, em Lagoa Vermelha, e no dia 30, em Marau

O Encontro com Escritores das Jornadas Literárias promove, entre os dias 28 e 30 de novembro, uma conversa com as escritoras Helena Gomes e Simone Pedersen e estudantes de Passo Fundo e região. Na quarta-feira (28/11), o bate-papo será em Passo Fundo, no Centro de Eventos da UPF, às 9h, com a escritora Helena e estudantes do 5º ao 9º ano, e, às 14h, com a autora Simone e alunos do 1º ao 4º ano. Em Lagoa Vermelha, o encontro ocorre na quinta-feira (29/11), no Campus UPF Lagoa Vermelha, às 14h. Já Marau recebe as autoras no dia 30 de novembro, às 8h30min e às 13h30min, na Casa da Cultura.

Helena Gomes é jornalista, revisora e escritora com quase 50 livros publicados para o público infantil, juvenil, EJA e jovem leitor. Entre eles, estão obras finalistas do Prêmio Jabuti, com Selo Altamente Recomendável, adotadas por escolas e selecionadas pelo Catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar a Literatura Brasileira na Bologna Children’s Book Fair.


Escritora Helena Gomes


Simone Pedersen é doutoranda e mestre em Educação. Atualmente, é coordenadora da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), em São Paulo. Publicou 43 livros entre romance, contos, crônicas, poemas e literatura infanto-juvenil. Recebeu dezenas de prêmios literários. Em destaque, teve livros agraciados com o primeiro lugar de contos para adultos e história infantil da União Brasileira de Escritores, SESC DF, PNBE, PNAIC, Selo da FNLIJ, Catálogo da Biblioteca de São Paulo e Catálogo de Bolonha, entre outros. É contadora de histórias e ama apresentações para crianças.


Escritora Simone Pedersen


O Encontro com Autores faz parte do projeto Jornada em Movimento, que ocorre nos anos em que não há edição da Jornada Nacional de Literatura. Essa atividade consiste em um momento em que os leitores encontram os escritores das obras lidas durante o semestre. A primeira edição foi realizada em julho.

Mais informações em www.upf.br/16jornada, no link Jornada em Movimento, Encontro com Escritores.

Sobre o projeto Jornada em Movimento
O projeto Jornada em Movimento foi criado em 2018 pelas Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com uma ação intitulada “Caminhos e estações: leitores e autores”, o projeto é desenvolvido em Passo Fundo e nos municípios de Marau e Lagoa Vermelha em três momentos, que incluem o curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, as Estações de Leitura e, agora, o Encontro com Escritores.