Ensino

Enade 2022: acadêmico, não esqueça de responder o Questionário do Estudante

16/11/2022

10:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Documento auxilia a caracterizar o perfil dos acadêmicos. Preenchimento necessita ser feito até 26/11, no Sistema Enade

A Universidade de Passo Fundo (UPF) será sede do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova ocorre no dia 27 de novembro, no Campus I, e um requisito para os acadêmicos que irão fazê-la é responder o Questionário do Estudante.

Disponibilizado no Sistema Enade, o Questionário se destina a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos acadêmicos e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados no Exame. O seu preenchimento deve ser realizado até 26 de novembro.

Enade na UPF
O Exame objetiva avaliar o desempenho dos concluintes referente aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, além do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos acadêmicos com relação à realidade brasileira e mundial. Neste ano, 15 cursos da UPF serão avaliados: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior (CST), Design de Moda (CST), Design Gráfico (CST), Direito, Gestão Comercial (CST), Gestão de Recursos Humanos (CST), Jornalismo, Logística (CST), Psicologia, Publicidade e Propaganda, Secretariado Executivo e Serviço Social.

A prova é composta por 40 questões, sendo 10 da parte de formação geral e 30 da parte de Componente Específico de cada área de avaliação, contendo questões discursivas e de múltipla escolha.

O Enade é componente curricular obrigatório, sendo necessário o registro de regularidade no histórico do estudante participante. Desta forma, a emissão do diploma depende da regularidade no Exame. A prova no domingo (27) terá duração de quatro horas, com início às 13h30min e término às 17h30min, e será aplicada nos prédios U1 e V2.

Os resultados do Enade são utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, conforme definido pela Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018. Mais informações e o edital do Enade podem ser conferidos no site www.upf.br/enade.