Geral

Egressos da UPF discutem o "Ensino remoto de Publicidade e Propaganda em tempos de pandemia"

22/09/2020

10:07

Por: Assessoria de Imprensa

Live promovida pelo Fórum Ensicom será nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 17h

O Fórum Ensicom promove, nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 17h, uma live com os egressos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo (UPF), Fábio Hansen e Janderle Rabaiolli. O tema da atividade on-line é discutir o "Ensino remoto de Publicidade e Propaganda em tempos de pandemia". 

O tema faz parte de uma pesquisa coordenada por Fábio, que é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e por Janderle, que é docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa foi realizada de 5 a 22 de maio de 2020. O relatório do estudo pode acessado AQUI.

Jardele destaca que este ensino remoto na Publicidade é algo emergencial e que a pesquisa apontou que esta forma não substitui o ensino presencial. “O ensino remoto em Publicidade e Propaganda é uma atividade emergencial, unicamente em virtude da impossibilidade da presencialidade pela pandemia, mediada por plataformas tecnológicas e que tem como objetivo a manutenção do vínculo entre estudantes e cursos/instituições de ensino. Pelos respondentes, é impossível pensar a substituição do ensino presencial pelo ensino remoto”, revela o professor.

Sobre a pesquisa
A pesquisa teve como objetivo mapear práticas no ensino remoto em Publicidade e Propaganda na pandemia da Covid-19 e contou com a participação voluntária de professores, que estão atuando de maneira remota na área, de todas as regiões do país. O estudo apresenta resultados da pesquisa e reflete sobre aspectos do ensino remoto na pandemia, como: desempenho e recursos empregados; relação com as Instituições de Ensino; preocupações éticas e legais; sentimentos e considerações docentes.

Confira algumas considerações identificadas pela pesquisa:
- Docentes enfrentam problemas de acúmulo de trabalho com tarefas pessoais;
- Questões de gênero apontam disparidade entre homens e mulheres, sendo que as docentes demonstram mais sentimentos negativos na pandemia;
- O aprendizado estudantil não manteve os patamares do ensino presencial;
- As disciplinas práticas são as mais prejudicadas;
- A principal preocupação das Instituições de Ensino é a sua saúde financeira;
- Nas instituições mais preocupadas com os docentes, os sentimentos positivos são melhor pontuados;
- Os métodos de avaliação aparecem como uma incógnita, frente às incertezas;
- O diálogo é fundamental para aproximação entre docentes estudantes, o que proporciona melhor aprendizado estudantil e ambiente propício;
- É preciso evitar simplificar o ensino remoto, uma vez que o ensino superior em Publicidade e Propaganda exige planejamento, preparação, qualificação e cuidado, independente da modalidade adotada.

Participe da live
Para participar no Zoom, inscreva-se AQUI.
Quem não estiver inscrito poderá acompanhar a transmissão ao vivo na página oficial da Intercom no Facebook (@intercom_oficial).