Universidade

Egressa da UPF é premiada em concurso nacional de arquitetura

06/09/2021

13:30

Por: Assessoria de Imprensa

Projeto “Oásis Urbano: Um Laboratório Verde para a Cidade”, que propõe um espaço diferenciado para a unidade da Cesa, em Passo Fundo, obteve primeiro lugar na categoria acadêmica

Além de ser reconhecida mundialmente pela qualidade do ensino, a Universidade de Passo Fundo (UPF) ganha destaque pelas conquistas dos egressos da Instituição ao longo de suas carreiras. Recentemente, a arquiteta e urbanista Sulâni Kurtz conquistou o primeiro lugar na categoria acadêmica no 8º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura. O concurso reconhece os projetos que se destacaram na proposição de soluções para o conforto do ambiente, inovação e sustentabilidade.

Projeto Oásis Urbano ficou em primeiro lugar na categoria acadêmica
Trabalho foi desenvolvido pela arquiteta e urbanista, Sulâni Kurtz

O projeto denominado “Oásis Urbano: Um Laboratório Verde para a Cidade” foi desenvolvido com a orientação do professor Dr. Marcos Antonio Leite Frandoloso, durante o Trabalho Final de Graduação (TFG). A proposta sugeriu um espaço diferenciado para a unidade da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), em Passo Fundo. “Fiquei muito feliz quando vi que a premiação abordava o mesmo tema que explorei no meu trabalho final do curso, refletindo sobre o mundo que queremos construir e nosso futuro enquanto sociedade, que permeia o tema da sustentabilidade e inovação. Assim, os mesmos motivos que me levaram a abordar essa temática, estavam diretamente ligados ao que o concurso buscava valorizar. É muito gratificante ter meu trabalho reconhecido na categoria acadêmica, junto com outros da arquitetura brasileira”, comenta a arquiteta.

Projeto já obteve destaque anteriormente
Esta não é a primeira vez que o projeto de Sulâni ganha destaque. No ano passado ele foi classificado entre os 40 melhores trabalhos de conclusão de curso da área de arquitetura nos países de língua portuguesa, sendo Brasil, Portugal e Moçambique, no concurso da Archdaily.

O projeto Oásis Urbano é considerado um laboratório verde para a cidade, já que propõe a revitalização de um patrimônio histórico de Passo Fundo que se encontra degradado e abandonado.

Sobre o prêmio
O 8º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura é uma iniciativa do Grupo Saint-Gobain e da AsBEA, que se uniram nessa edição a fim de reconhecer e premiar projetos de arquitetura que se destacaram na proposição de soluções para o conforto do ambiente, inovação, sustentabilidade, além mobilizar profissionais e estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição ao bem-estar dos usuários. O Prêmio ainda incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras, e a correta especificação de produtos e processos construtivos.

Participaram estudantes de arquitetura e profissionais formados, com trabalhos acadêmicos finais de graduação desenvolvidos durante o curso ou especialmente para o concurso com projetos de arquitetura de edificações novas ou preexistentes, reformas ou readequações de espaços residenciais, comerciais e institucionais.

Informações mais detalhadas sobre o 8º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura podem ser obtidas aqui.