Universidade

“Educar é a nossa ação” na Semana do Conhecimento

05/10/2018

16:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

A luta por uma educação de qualidade é o principal objetivo da campanha promovida pela UPF

A campanha “Educar é a nossa ação” foi apresentada na V Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF), que ocorre de 1º a 5 de outubro. A campanha promovida pela UPF pretende chamar a atenção da sociedade para a importância de uma educação de qualidade.  A apresentação foi realizada no Fórum de discussão sobre os "Desafios da BNCC e as práticas interdisciplinares entre as áreas do conhecimento", na noite de quinta-feira, 4 de outubro, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I.

Durante a ocasião, também foram distribuídos cartazes e adesivos da campanha, que estão disponíveis para a comunidade acadêmica e demais interessados na Central de Atendimento ao Aluno. A apresentação foi feita pelo vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, que reforçou que uma das formas de contribuir com a causa é inserir o tema educação nas rodas de conversa cotidianas. “É importante que os temas ‘educação de qualidade’ e ‘o papel do professor’ estejam entre os assuntos discutidos e debatidos cotidianamente. É preciso colocar a educação na roda das nossas conversas para que possamos pensar no que fazer para qualificar a educação e para que ela de fato possa ter esse poder revolucionário que está escrito no manifesto da campanha”, destacou Casagranda.

Durante o Fórum de discussão, também foram abordados os "Desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as práticas interdisciplinares entre as áreas do conhecimento", a partir de um debate proposto pela Coordenadoria das Licenciaturas (Coorlicen), que é uma das idealizadoras da campanha “Educar é a nossa ação”. O tema foi discutido pelas professoras Dra. Claudia Toldo (Linguagens e suas tecnologias), Dra. Ironita Machado (Ciências humanas e suas tecnologias), Me. Bruna Carminatti (Ciências da natureza e suas tecnologias), Me. Betine Diehl Setti (Matemática e suas tecnologias) e Dra. Adriana Braganholo (Pedagogia) e coordenado pela professora Dra. Carina Tonieto.

Mais informações sobre a campanha podem ser acessadas no site www.upf.br/educar.