Universidade

Edital autoriza início de licitação para conclusão da BR-153, a Transbrasiliana

29/08/2019

15:11

Por: Assessoria de Imprensa

Demanda histórica da comunidade beneficiará uma população superior a 1 milhão de pessoas. Mobilização iniciada em 2015 foi liderada pela UPF, pelos Coredes Produção e Norte e pela URI

O Governo Federal iniciou o processo de licitação para a conclusão das obras da BR-153. Demanda histórica da comunidade regional, há mais de 50 anos é aguardada a conclusão do trecho que liga Passo Fundo e Erechim. Desde 2015, a Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com os Coredes Produção e Norte e URI, lideraram uma movimentação regional em busca da pavimentação da BR-153, nos aproximadamente 70 km entre os dois municípios.

De acordo com o aviso de licitação publicado no Diário Oficial da União, deverá ser contratada empresa especializada para a elaboração de estudos e projetos básicos e executivos de engenharia para pavimentação, adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos da rodovia. O trecho licitado passa pelos municípios de Paulo Bento, Jacutinga, Quatro Irmãos, Ipiranga do Sul, Estação, Getúlio Vargas, Sertão e Coxilha.

Nessa quarta-feira, o senador Luiz Carlos Heinze participou de encontro com o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, a fim de enfatizar a importância da obra e reafirmar os benefícios que ela proporcionará para todos os municípios os quais cruzará, bem como para os demais municípios da região. 

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Dalmolin, e a presidente do Corede Produção Munira Awad comemoraram o anúncio. A obra, após concluída, beneficiará uma população superior a 1 milhão de pessoas. Ao longo de toda a trajetória de mobilização, as entidades envolvidas puderam mostrar ao Governo Federal e ao DNIT o impacto positivo da conclusão do trecho da rodovia. Entre as ações desenvolvidas, a coleta realizada durante a Expodireto que reuniu mais de 45 mil assinaturas pedindo a execução da obra demonstraram a importância do projeto.

O edital corresponde à primeira etapa que engloba a liberação de recursos para o desenvolvimento do projeto. Com o projeto será necessário se buscar os recursos para viabilizar a execução da obra, uma vez que isso não é contemplado neste edital. Mesmo com uma sinalização de que a obra possa ser executada pelo Exército Brasileiro, ainda assim seria necessária a liberação dos recursos pelo Governo Federal. Com a obra, será possível melhorar a trafegabilidade na BR-285 e favorecer o escoamento da produção agrícola na região. O trajeto diminuirá o tempo de ida e volta entre Passo Fundo e Erechim para veículos de carga pesada, bem como para quem necessita fazer o trajeto diariamente.

Demanda histórica
A BR-153, conhecida como Transbrasiliana, é a quarta maior rodovia do Brasil e se estende de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, com mais de 4.300km. Os 68,4km entre Passo Fundo e Erechim constituem o único trecho não pavimentado da via. A conclusão dessa obra é uma demanda histórica da região, considerando que há municípios sem acesso asfaltado no trajeto, além da sua importância para o escoamento da produção agrícola e para o desenvolvimento do comércio, indústria e serviços, limitados pela precariedade da infraestrutura logística.

Em 2015 foi constituído, pela UPF juntamente com os Coredes Produção e Norte e URI, o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153 – chamada “Transbrasiliana”, entre Passo Fundo e Erechim. Desde então, foram organizadas diversas ações pautadas por essa temática visando a sensibilização das autoridades para a conclusão da obra.