Ensino

“É importante reconhecer-se no curso que escolheu”

11/08/2022

13:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

No Dia do Estudante, a Ana relata como fazer um estágio no primeiro ano da faculdade potencializou o aprendizado

Conteúdos novos, amigos novos. Todo um universo pela frente. A vida do estudante é desafiadora, mas também proporciona experiências que mudam a forma de ver o mundo. No Dia do Estudante, a acadêmica de Direito da UPF, Ana Cláudia Basso, conta como o ingresso na faculdade e o acesso ao estágio no primeiro ano da graduação foram importantes para a compreensão da profissão.

Ana está no segundo semestre e lembra que, já na primeira semana de aula, ouviu dos professores sobre os projetos de extensão que o curso de Direito oferecia. Interessada, ela foi buscar informações e foi aí que conheceu o Projur Mulher e Diversidade. O projeto, diferente de outros espaços que oferecem estágio, abre vagas para acadêmicos do primeiro semestre e a Ana aproveitou a oportunidade.

Desenvolvendo atividades práticas no Projur, sob a coordenação da professora Dra. Josiane Petry Faria, ela ressalta que unir o conhecimento adquirido em sala de aula, com a prática em casos reais, faz toda a diferença na compreensão que ela teve da profissão escolhida. “Acredito que os primeiros anos de um curso, principalmente o primeiro semestre, não dizem muito sobre o que iremos aprender ao longo da nossa formação. Por isso, estar em um Projeto de extensão me fez ter certeza de que eu estava no caminho certo. Além da parte acadêmica que também ganhou muito nesse último semestre. Me tornei mais responsável e proativa e tive oportunidades que jamais teria sem o estágio”, conta.

Para quem é estudante e ainda não teve a oportunidade de vivenciar essas experiências, Ana Cláudia deixa um recado. “Algumas experiências estão bem distantes das salas de aula. Mesmo com todo conhecimento que recebemos durante as aulas é importante reconhecer-se no curso que escolheu”, observa.