Ensino

É hora de conhecer o universo UPF

23/10/2018

11:21

Por: Caroline Simor

Fotos: Silvia Brugnera / Lauriane Agnolin

Universidade abre suas portas para mais uma edição do Interação UPF. Até quinta, milhares de estudantes participam da atividade

Todos os anos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) abre suas portas para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de diversas cidades e de outros estados durante o Interação UPF. Neste ano, milhares de jovens que ainda não escolheram o seu curso de graduação participam da atividade. Na manhã desta terça-feira (23), a primeira turma foi recepcionada pela Reitoria da Instituição, pelos guias que farão o acompanhamento do tour e pela comunidade acadêmica. A programação segue na quarta e na quinta-feira, sempre com a recepção em frente ao Centro de Convivência, Campus I.

Para a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o Interação é o momento em que os estudantes podem questionar, buscar informações e refletir sobre qual o melhor caminho a seguir. “A Universidade tem estrutura e todas as condições para que os sonhos desses jovens possam se realizar, para que eles possam viver intensamente a experiência da graduação. Queremos que eles não vejam a graduação como algo distante, mas como algo próximo e possível”, destacou.

O vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, agradeceu a presença de todos e desejou que o passeio, além de ser um momento de diversão, seja uma oportunidade. “Esperamos que esses dias sejam realmente importantes para eles. Que todos possam conhecer a UPF, os professores e os funcionários, e que isso os ajude a fortalecer suas escolhas”, pontuou.

Também presente na atividade, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, deu as boas-vindas aos estudantes e desejou dias de vivências e experiências. “Que todos possam aproveitar esses dias para conhecer esse universo de oportunidades que é a UPF. Que sejam dias ricos de experiências”, disse.

Programação
O Interação ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira. Após a recepção, os estudantes são encaminhados para as visitas guiadas, voltadas paras as áreas selecionadas previamente.

As visitas às estruturas de cada curso são guiadas por profissionais treinados, e a recepção dos estudantes nas Unidades Acadêmicas é realizada por coordenadores dos cursos, professores e funcionários preparados para responder às dúvidas e também para fornecer informações atualizadas sobre os diferenciais de cada curso, suas ações de maior destaque, corpo docente e outros assuntos de relevância.

Neste ano, além de uma extensa programação para os estudantes, a Instituição, por meio da Divisão de Extensão, preparou uma programação especial para os professores que irão acompanhar os alunos durante o evento.  

A programação inclui café da manhã, acolhida da Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD) e da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), dicas e cuidados para o professor, com acadêmicos do curso de Fisioterapia, e informações sobre o programa Elos UPF e sobre as bolsas e financiamentos oferecidos pela Instituição. Também estão previstas visitação à exposição “Gênese: a construção do acervo do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS)” e oficinas sobre o benefício das plantas medicinais para a saúde, sobre papel reciclado e gênero e diversidade na escola. 

Os professores ainda poderão conhecer o projeto “Experimentando sensações”, promovido pelo projeto de extensão “Metodologias em artes visuais para deficientes visuais”, e participar do tour “Conhecendo Passo Fundo”, promovido pelo programa Cultura e Patrimônio (PPGH e curso de História) e pelo projeto “Museu a céu aberto” (Arquivo Histórico Regional e Instituto Histórico de Passo Fundo). 
 

Galeria de Vídeos