Ensino

Docente do PPGECM da UPF é o novo coordenador da Área de Ensino da Capes

11/05/2018

14:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba atua como colaborador do Programa, ministrando em conjunto a disciplina de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, além de participar de bancas e coorientação de trabalhos

O docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF) desde sua criação, em 2014, professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba, é o novo coordenador da Área de Pós-Graduação em Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

Na UPF, o professor atua como colaborador do PPGECM e ministra em conjunto com a professora Cleci Werner da Rosa a disciplina de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, além de participar de bancas e coorientação de trabalhos. Recentemente, Borba esteve na UPF para participar da defesa de mestrado de Paula Boito, sua orientanda. No trabalho, Borba atuou juntamente com o Dr. Juliano Tonezer na orientação do trabalho intitulado “Minecraft: um aliado no processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial”. O estudo foi apresentado na última quarta-feira, dia 9 de maio, no Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg).

Na oportunidade em que esteve em Passo Fundo, Borba falou sobre os desafios e a perspectiva da Área de Ensino que se consolida como uma das maiores áreas da Capes, envolvendo programas de mestrado acadêmico, doutorado e mestrado profissional. “A Área de Ensino tem mais de 160 programas e, se considerarmos os programas em rede, temos mais, porque só um deles conta com mais de 30 sedes. Para esse quadriênio, já são 60 propostas de cursos novos, mas ainda estamos em período de submissão, o que nos leva a ter uma perspectiva de chegarmos a 100 cursos novos para serem analisados neste ano”, comentou ele, citando o crescimento que é esperado para a área.

Ainda durante a sua estada na UPF, Borba se reuniu com professores do PPGECM com objetivo de discutir os preparativos para um evento que está sendo planejado para o mês de novembro na UPF e que será voltado especificamente à discussão de produtos educacionais. O encontro também discutiu a primeira edição da Revista Ensino de Ciência e Matemática, editada pelo PPGECM, cuja previsão de publicação é para este primeiro semestre de 2018. 

Dedicação ao estudo da educação matemática
Borba é pesquisador produtividade do CNPq, nível 1a. O professor é licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Em 2005, se tornou livre docente em Educação Matemática. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp e coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), onde desenvolve pesquisas nas áreas de EaD on-line, modelagem, tecnologias digitais, vídeos e metodologia de pesquisa qualitativa. Autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Já foi professor visitante e ministrou palestras como convidado em 14 países. 

Tem projetos de pesquisa financiados pelo SSHRC, Canadá. Participa da comissão editorial de diversos periódicos do Brasil e do exterior. De 2007 a 2011, foi membro do comitê assessor de Educação do CNPq. Desde 2011, é Editor Associado (Co-Editor) do ZDM, Berlim, Alemanha, um dos principais periódicos da área de Educação Matemática. É coordenador da coleção de livros Tendências em Educação Matemática. Foi coordenador adjunto da Área de Pós-Graduação em Ensino na Capes desde 2014 e atualmente assumiu como coordenador.