Geral

Docente da UPF participa de curso de hemoparasitas

18/10/2016

10:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A professora Maria Isabel Botelho Vieira, do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo (PPGBioexp/UPF), participou do curso de Hemoparasitas, organizado pelo Colégio Brasileiro de Parasitologia Veterinária. A atividade aconteceu de 10 a 14 de outubro, na Unesp, em Jabotical (SP), e foi ministrada pelo professor Shimon Harrus, da Koret School of Veterinary Medicine Hebrew University, única escola de Medicina Veterinária de Israel.

Durante o curso, foram abordados alguns importantes patógenos que são transmitidos aos humanos através de vetores, tais como carrapatos, pulgas e piolhos. Para a docente, uma das aulas considerada destaque foi sobre as espécies de Bartonella em roedores e o potencial zoonótico. “A bactéria Bartonella henselea, da qual os gatos são reservatórios, é chamada de doença de arranhadura de gato, e pode ser transmitida aos seres humanos. Dessa forma, chamamos a atenção a respeito da importância do controle dos ectoparasitas como carrapatos, pulgas e piolhos, potenciais transmissores de várias doenças para os animais e para o homem também”, comenta.

Professora Maria Isabel juntamente com os professores Marcos Andre e Rosângela, da Unesp, e o palestrante Shimon Harrus

Ainda, conforme a professora, a sua participação foi importante devido ao trabalho que é desenvolvido na linha de pesquisa do PPGBioexp relativo aos patógenos. “As egressas Juliana Gotlieb e Jenifer Malheiros, por exemplo, defenderam as suas dissertações, nas quais foram estudados patógenos de cães e gatos, e a Batonella foi identificada em um dos estudos, que foi pulicado na Ticks and Tick Borne Disease”, conta.