Ingresso

Do sonho à realidade: biólogo atua na conservação e educação ambiental em Fernando de Noronha

13/10/2021

08:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Marcel Favery

Egresso da UPF compartilha a experiência de trabalhar junto à natureza

Independente da área a ser escolhida, a formação em um curso de graduação oferece muito mais que uma preparação para a carreira profissional. Ela é capaz de proporcionar uma ampla experiência de vida. Em seus 53 anos de história, a Universidade de Passo Fundo (UPF), em toda a sua estrutura multicampi, já formou mais de 84 mil profissionais nas mais diversas áreas de atuação.

Um destes profissionais é o biólogo Luis Felipe Wurdig Bortolon, de 37 anos. Egresso do curso de Ciências Biológicas da UPF, ele conta que optou pelo curso por possibilitar a dedicação à conservação ambiental e um trabalho em contato com a natureza, principalmente, com o ambiente marinho. Para poder vivenciar essa experiência e colocar os conhecimentos da faculdade em prática, ele escolheu viver em um lugar considerado um paraíso na terra: a Ilha de Fernando de Noronha. “Morar e trabalhar na Ilha se tornou um sonho assim que cheguei e vi Noronha pela primeira vez”, afirma.

Seja por suas belas praias e paisagens ou pela diversidade das espécies, Fernando de Noronha é um “prato cheio” para um biólogo curioso. Quando chegou lá, em 2008, Bortolon foi trabalhar com o monitoramento das tartarugas marinhas junto ao Projeto Tamar. Segundo o biólogo, que é natural de Porto Alegre, as oportunidades de trabalho foram aparecendo e ele não teve mais vontade de ir embora. “Quando parei de atuar no [Projeto] Tamar, comecei a trabalhar com pesquisa marinha, criei o Projeto Com Viver Marinho com apoio de parceiros, e me tornei instrutor de mergulho livre no Tour no Azul Noronha”, destaca ele, que atualmente também trabalha como condutor de visitantes do Parque Nacional Marinho.

De acordo com ele, todo o trabalho como biólogo por mais de 10 anos na Ilha foi a base para o desenvolvimento e preparo para o que faz no momento. “A UPF e a biologia me deram a oportunidade de atuar na área que sempre tive vontade, com a satisfação de trabalhar na conservação da natureza e educação ambiental”, comemora o biólogo, que tem uma rotina com muitas atividades de mergulho, trilhas e contato direto com a natureza da Ilha. “Sou muito feliz e agradecido por conviver com toda essa diversidade de espécies em um ambiente saudável”, comenta Bortolon.

Vestibular de Verão UPF
As inscrições para o Vestibular de Verão 2022 da UPF estão abertas pelo site vestibular.upf.br. São 50 opções de cursos de graduação. Com provas presenciais e remotas, o processo seletivo ocorre em toda a estrutura multicampi. 

Para as provas presenciais, as inscrições podem ser feitas até 9 de novembro e as provas serão realizadas no dia 13 de novembro. Para o formato remoto, as provas serão contínuas a partir de 6 de outubro. O processo seletivo também pode ser por meio do aproveitamento da nota da redação do Enem de 2010 a 2020.

Para o curso de Medicina, as inscrições também encerram no dia 9 de novembro e a prova será na modalidade presencial no dia 13 de novembro, no Campus I. Os participantes também poderão optar pelo aproveitamento da média do Enem de 2019 e 2020.