Pesquisa e Inovação

Divórcio é tema de doutorado sanduíche em Portugal

01/04/2019

14:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A pesquisadora Maristela Piva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), realiza uma das etapas da sua formação em Portugal. Por meio do Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra, ela desenvolve a tese “A dissolução conjugal em Passo Fundo (1965-2015): uma perspectiva de análise histórica sobre um fenômeno que vai reinventando a família”.

Maristela frequenta as disciplinas História contemporânea e Seminários em História medieval e contemporânea, estudando os pontos de aproximação entre Brasil e Portugal no que tange ao tema do divórcio. 

A orientação no PPGH é da professora Dra. Janaína Rigo Santin e, na Universidade de Coimbra, da Dra. Irene de Montezuma Vaquinhas, professora Catedrática da Instituição portuguesa, na qual atua também na Faculdade de Letras (FLUC), no Departamento de História, Arqueologia e Artes. 

Parcerias internacionais
Essa é mais uma pós-graduanda do PPGH que realiza estudos no exterior. Outros doutorandos já realizaram seu período sanduíche nos Estados Unidos (Universidade do Sul da Califórnia), Polônia (University of Wroclaw), Portugal (Universidade de Coimbra) e Chile (Pontifícia Universidade Católica do Chile). 

Além desses, outros doutorandos buscaram complementar suas pesquisas em arquivos da Argentina, Uruguai e Estados Unidos. De acordo com a coordenação, esse movimento discente integra o planejamento de internacionalização do Programa e o fluxo docente que se consolida junto às universidades de Verona, UCAD (Senegal), de Buenos Aires, de la República, de Berlim, e, na Polônia, à University of Wroclaw.

Nas próximas semanas, o Programa receberá o professor Dr. Józef Szykulski para ministrar a disciplina Seminário de Cultura e Patrimônio: Cartografia e Diários na História e na Arqueologia. Ele também realizará reuniões de trabalho referentes à área de cultura material e arqueologia, na qual é considerado referência.