Universidade

Diretora da UPF Sarandi é apresentada à comunidade

17/06/2019

16:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Junto com a reitora da UPF, a nova diretora cumpriu agenda na última sexta-feira, 14 de junho, quando foi apresentada oficialmente a professores, funcionários e acadêmicos do Campus e comunidade de Sarandi

A nova diretora da UPF Sarandi, Denise Gelain, que assume o cargo nesta semana, foi oficialmente apresentada, na última sexta-feira, dia 14 de junho, a professores, funcionários e acadêmicos do Campus Sarandi, além de representantes da comunidade sarandiense. Ao lado da reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, e da gerente de Comunicação e Marketing Daniela Jardim, a diretora cumpriu uma extensa agenda durante todo o dia, com visitas e apresentações que permitiram que a comunidade interna e externa conhecesse a nova gestora, lhe desse as boas-vindas e compartilhasse com ela demandas e expectativas. 

O primeiro compromisso do dia foi uma visita à Rádio Sarandi. Na oportunidade, reitora e diretora concederam uma entrevista à rádio para falar sobre a novidade, sobre a UPF Sarandi e sobre as perspectivas para a educação superior no país. Em seguida, foi realizado um ato de apresentação na prefeitura de Sarandi, com a participação do prefeito Leonir Cardozo; do vice-prefeito Glauber Kunzler e do secretário da Educação e Cultura Paulo Rodolfo Viccari Kasper. Também participaram da solenidade os vereadores do município e representantes de entidades como Sicredi, Acisar e Cotrisal. 

Na oportunidade, a reitora da UPF apresentou a nova diretora, destacando sua formação acadêmica e sua relação de proximidade com a comunidade de Sarandi e da região. “Nós temos aqui uma colega com toda uma caminhada, uma formação acadêmica, mas mais do que isso, com uma formação regional enraizada que abraça essa grande comunidade e que traz certamente como eixo central o bem comum”, pontuou Bernadete. Em sua fala, a reitora também ressaltou o novo momento que a Instituição está vivendo e agradeceu pela parceria que o município sempre manteve com a Universidade. “Nós estamos vivendo um novo momento no país, na Universidade e aqui em Sarandi. Vocês verão uma UPF que traz sua história de mais de 51 anos. Uma universidade que zela pelo relacionamento com essa grande comunidade, zela por essa raiz comunitária que muito nos orgulha. Que respeita, cuida, protege, enaltece essa raiz comunitária ao mesmo tempo em que traz toda a modernidade e inovação necessária a esse nosso tempo”, disse. 

De acordo com o prefeito de Sarandi, esse é um momento muito importante para a história da comunidade do município. “É a data em que um dos filhos de Sarandi assume, com o apoio de toda a comunidade, uma responsabilidade grande, de ser diretora da nossa principal instituição de ensino superior de Sarandi e da região”, destacou Cardozo. O prefeito assumiu ainda o compromisso de auxiliar no trabalho da nova gestora para fazer da UPF ainda maior. “Que ela possa crescer e que nós possamos criar ainda mais na mente da nossa população a ideia de que o melhor caminho é a UPF. Porque o conhecimento continua sendo o investimento mais seguro. Não existe nenhum investimento que possa ser mais importante do que o conhecimento”, completou. 

Olhar para a comunidade
Graduada em Psicologia na UPF, com mestrado em Educação pela Instituição e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco, Denise também é especialista em intervenções psicossociais e em arteterapia. Tendo atuado como docente do curso de Psicologia da Faculdade Meridional (Imed), Denise é psicóloga da Prefeitura de Sarandi e atua na área da infância e juventude junto ao Conselho Tutelar, além de vereadora no município. Denise disse estar honrada de fazer parte da equipe da UPF, que foi seu pilar na construção de sua trajetória profissional. “Tenho uma história muito bonita com a UPF e me sinto filha da Instituição. Hoje, ter essa oportunidade de estar à frente da direção do Campus Sarandi é uma gratidão, é um orgulho e eu estou extremamente motivada com esse desafio”, frisou. 

A nova diretora também falou sobre a importância de aproximar ainda mais a Instituição da comunidade. “Nós temos que ter um olhar especial, acolhedor e carinhoso para a nossa comunidade acadêmica e também para a comunidade de Sarandi e da região. A UPF tem muito potencial e Sarandi tem que aproveitar esse potencial que a Instituição tem a oferecer. Tenho certeza que com o diálogo entre todos os segmentos, entre todos os setores, nós vamos alinhar um trabalho muito bonito, muito democrático, responsável e respeitoso também”, finalizou. 

Apresentação à comunidade acadêmica
Mais tarde, após a solenidade, Denise foi apresentada à comunidade acadêmica. O primeiro encontro foi com os funcionários do Campus, que a receberam no final da tarde. Em seguida, a diretora e a reitora participaram de um encontro com o Diretório Acadêmico da UPF Sarandi e com os representantes de turmas. Durante a conversa, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre Denise e compartilhar algumas das demandas dos alunos. As gestoras ainda tiveram um momento de apresentação e conversa com os professores do Campus e, logo em seguida, a diretora foi apresentada oficialmente a todos os cerca de 400 alunos que estudam na UPF Sarandi.