Geral

Dicas para organizar os estudos para 2022

17/01/2022

11:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Ok, férias são para descansar, mas vale aproveitar o período para começar a organizar a rotina de estudos para o novo ano. Confira as dicas

Cerca de dois meses separam o fim de um período letivo e o início de um novo. Tempo suficiente para descasar e, por que não, começar a se organizar para encarar os estudos em 2022. Após um período em formato híbrido, as aulas devem voltar a ocorrer presencialmente e isso significa que você vai precisar se organizar de outra forma.

Mas antes de sair por aí criando cronogramas e estabelecendo metas de estudos, a professora do curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) Me. Lívia Garcez alerta: “É bem importante que o período de férias, primeiramente tenha momentos de descanso e lazer”. Então sim, você não só pode como deve descansar durante esse período. 

No entanto, isso não lhe impede de aproveitar o momento para planejar o novo ano e organizar sua rotina de estudos sim. Segundo a professora, fazer uso de um planner para essa organização é uma boa alternativa, bem como adaptar um local adequado para estudar faz toda a diferença.

Para quem está se preparando para o Vestibular, a organização pode ser um pouco diferente. É que, conforme a professora explica, esse é período pode ser de muita ansiedade. Por isso, técnicas de relaxamento e de respiração diafragmática podem ser úteis para amenizar este sentimento. “Porém se a ansiedade for muito grande, ao ponto de atrapalhar o processo, o bom é buscar ajuda de um profissional psicólogo ou psiquiatra para auxiliar na contenção deste sentimento”, ressalta. 

Já para quem ainda está pensando em qual curso escolher, a professora sugere procurar conhecer as universidades, os cursos e o mercado de trabalho. No caso de dúvidas, também é possível fazer o processo de orientação profissional para uma decisão mais precisa e acertada. O serviço é oferecido pela Clínica Escola da UPF.

Para se organizar, a dica da professora é verificar se você tem o tempo disponível para se dedicar a mais essa tarefa e quais são os investimentos que você deve fazer. 

9 dicas para organizar os estudos

  1. Defina seus horários
  2. Monte um cronograma
  3. Controle o tempo
  4. Organize o local de estudos
  5. Explore diferentes recursos
  6. Evite distrações
  7. Faça pausas
  8. Cuide da alimentação
  9. Separe um tempo para cuidar da sua saúde mental

Já sou formado, mas quero voltar a estudar

Se você é do time dos inquietos e que, mesmo já tendo feito uma graduação, quer voltar a estudar, também vai precisar de uma organização. Entre os primeiros passos está conhecer o mercado de trabalho da área que pretende estudar. 

Isso porque você pode optar por iniciar uma nova graduação ou escolher entre as opções de pós-graduação: especializações e MBAs ou mestrados e doutorados. E dependendo dos seus objetivos profissionais, você vai poder escolher qual a melhor forma de dar continuidade aos seus estudos.