Extensão

Dia Mundial Sem Carro ocorre em 29 de setembro

26/08/2019

09:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Atividade será realizada no Parque da Gare, com diversas ações associadas ao tema da mobilidade

O Grupo de Estudos em Mobilidade MOVE UPF, da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), e a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem o Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa, que acontece em 29 de setembro, das 14h às 19h, no Parque da Gare, objetiva promover a reflexão sobre o uso de veículos motorizados, estimulando a utilização da bicicleta na cidade e a realização de atividades físicas por uma melhor qualidade de vida e saúde.

Na oportunidade, serão desenvolvidas diversas ações associadas ao tema da mobilidade. Estão previstas brincadeiras de rua, aulão de dança, ciclismo vendado, mobilidade no escuro, exposição de pôsteres, exposição de serviços, ciclismo seguro, brincadeiras na praça, compartilhamento de bicicletas e pista de trânsito infantil.

Segundo a coordenadora do evento, professora Me. Eliara Riasyk Porto, este evento, por ser de ordem mundial, é um importante momento de autoavaliação das condutas no trânsito. “Por vezes, nos deparamos numa condição de piloto automático, de utilizarmos o carro para toda e qualquer necessidade de deslocamento, inclusive de curta distância, seja pelo conforto, pela rapidez ou até mesmo segurança. Mas e se a gente tirasse o veículo do nosso cotidiano? A cidade nos dá condição de realizarmos todos os nossos compromissos nas mesmas condições ou semelhantes? Se formos a pé ou de bicicleta, vamos chegar de fato atrasados ou cansados? Ou será que vamos chegar dispostos e atentos? Quais são as vantagens e desvantagens que vamos encontrar no caminho? Tem como mudar essas desvantagens? Porque antes dos 18 anos de idade fazíamos muitas atividades a pé e agora não conseguimos conciliar essa prática à nossa rotina? As respostas para esses questionamentos se tornam mais claras se formos provocados a vivenciar isso e o Dia Mundial Sem Carro tem esse propósito”, comenta.

Ainda de acordo com a docente, os carros não são inimigos, mas podem ser utilizados de forma mais sustentável. “Assim como bicicletas são meios de transporte e uma atividade de lazer, é importante respeitar, haver um respeito entre todos os usuários do sistema viário. O evento tem esse intuito de trazer pessoas de diferentes regiões da cidade, com diferentes condições de mobilidade, para aprender mais sobre o trânsito de bicicletas e boas práticas de uma mobilidade sustentável”, relata Eliara.

O Dia Mundial Sem Carro conta com o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Passo Fundo, dos cursos e dos projetos de extensão da UPF e de várias empresas.