Geral

Dezembro Vermelho: ação conscientiza a prevenção ao HIV/Aids

01/12/2022

13:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins e Divulgação

Funcionários da UPF receberam informações sobre o HIV/Aids durante atividade desenvolvida pela Divisão de Gestão de Pessoas, pelo curso de Enfermagem e o SESMT

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) mostram que, no ano de 2021, 38,4 milhões de pessoas viviam com o HIV no mundo todo. No Brasil, números divulgados em julho, contabilizaram 960 mil acometidos pela infecção do vírus. Como forma de sensibilizar a comunidade acadêmica a respeito da doença, bem como estimular a prevenção, a Divisão de Gestão de Pessoas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) promoveu, nesta quinta-feira, 1º de dezembro, uma ação em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de luta contra a Aids.

Em parceria com o curso de Enfermagem e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), os funcionários das Escolas e Institutos receberam orientações sobre as formas de transmissão e prevenção ao HIV, além de informações relacionadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foram entregues preservativos masculinos e femininos para as equipes. A atividade acontece ainda nos campi da UPF, com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

A professora Dra. Graciela de Brum Palmeiras, docente do curso de Enfermagem, destacou a importância da conscientização e do combate ao HIV. “Hoje, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Temos que trabalhar a prevenção. O HIV é um vírus que pode se transformar na doença, que é a Aids. Para combatê-lo, precisamos utilizar o preservativo”, comenta.

HIV e testes rápidos
O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A transmissão ocorre pela relação sexual (oral, vaginal e anal) sem o uso do preservativo; pelo compartilhamento de seringas; pela transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; e por instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Conforme Graciela, ser diagnosticado com HIV não significa ter Aids, já que muitos soropositivos vivem sem apresentar sintomas, além de não desenvolver a doença. Ela não tem cura e, nesse sentido, a prevenção e a testagem se tornam fundamentais para o seu controle. “Todas as unidades básicas de saúde possuem os testes rápidos do HIV e de outras ISTs, como sífilis, hepatites B e C. Qualquer pessoa pode ir nessas unidades e pedir pra fazer o teste, que não precisa de agendamento. Em 15 minutos é possível verificar se o resultado dá reagente ou não reagente”, conta a professora.

O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV. Em Passo Fundo, para realizá-lo, basta procurar uma unidade de saúde ou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Campanha “Encorajar”
A atividade do Dezembro Vermelho integra a campanha “Encorajar”, idealizada pela Divisão de Gestão de Pessoas. Ela é uma iniciativa contínua, que liga 12 tonalidades de cores com os 12 meses do ano.

Desde o início de 2022, diversas temáticas foram debatidas com a comunidade da UPF por meio do “Dia D” da Campanha: o Janeiro Branco alertou para assuntos relacionados à saúde mental e emocional; o Fevereiro Roxo debateu a respeito das doenças crônicas, como Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia, e a importância do diagnóstico precoce; o Março Azul Marinho trouxe a discussão sobre o câncer colorretal; o Abril Verde foi dedicado à saúde e segurança no ambiente de trabalho; e o Maio Amarelo destacou a prevenção de acidentes de trabalho.

Já o Junho Vermelho foi marcado pela mobilização da doação de sangue; o Julho Amarelo preveniu contra as hepatites virais; o Agosto Dourado sensibilizou sobre o aleitamento materno; e o Setembro Amarelo realizou atividades de cuidado, bem-estar e saúde mental em alusão à prevenção ao suicídio.

O Outubro Rosa reforçou o combate ao câncer de mama e os cuidados da saúde da mulher, assim como o Novembro Azul ao câncer de próstata e a atenção à saúde do homem.