Ensino

Design de calçados e bolsas é tema de palestra no curso de Design de Moda

20/03/2019

17:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, na terça-feira, dia 19 de março, uma palestra que teve como tema o design de calçados e bolsas. Os convidados foram os irmãos Ana Maria Gradaschi e Luciano Gradaschi, da empresa Gradaschi Sapatos, de Passo Fundo. O evento foi uma atividade de integração entre todos os níveis do curso e também egressos e ocorreu no auditório da Faculdade de Educação (Faed). 

De acordo com a coordenadora do curso, professora Me. Vânia Regina Bergonsi, a escolha do tema se deu porque a moda sempre se volta muito para o vestuário. “Nós pensamos em mudar um pouco isso mostrando o que é a modelagem de sapatos, como é feita, como o calçado é cortado, como se utiliza o couro, como se faz a mistura de materiais, adereços, fivelas, pedras, e as diferentes formas do calçado”, destacou. A atividade também foi comemorativa ao Dia da Mulher, celebrando a importância do calçado no universo feminino. “O universo feminino se baseia muito em padrões de moda e novos designs para calçados, diferente do masculino, que tem modelos padrões”, completou a professora. 

Além da palestra, os acadêmicos presentes também foram convidados a participar de um desafio. Cada um deles ganhou um croqui e terá a missão de fazer o desenho de um sapato. Todos os desenhos produzidos serão encaminhados para a empresa Gradaschi, que escolherá um deles e fará a produção do calçado que será entregue ao acadêmico que o desenhou. “É uma forma que a gente encontrou de instigar a criatividade do acadêmico, de colocar ele em contato com algo diferente da área vestuário e também o desafia a trabalhar com outros materiais que ele não estava acostumado. E, claro, é um incentivo”, disse Vânia. 

Curso completa 10 anos
Neste ano, o curso de Design de Moda completa 10 anos. Para celebrar, o curso lança a Semana de Moda, que ocorrerá em agosto. A proposta é, ao longo de uma semana, desenvolver uma série de atividades, como palestras, desafios, desfiles, workshops, entre outras, envolvendo acadêmicos, egressos e a comunidade em geral.