Geral

Desconstruir para construir

12/06/2018

16:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

UPF sediou encontros do Congregarh Conexão 2018, que promoveu uma reflexão sobre práticas de gestão

Considerado um dos maiores encontros no ramo de Gestão no Rio Grande do Sul, o Congregarh Conexão 2018 teve sua terceira edição realizada em Passo Fundo nos dias 7 e 8 de junho. Sediado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), o evento é uma promoção da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Passo Fundo, e reuniu profissionais e interessados para debater o tema “Liderança: descontruir para construir”.

As atividades contaram com palestrantes com carreira nacional e internacional, que puderam compartilhar informações globalizadas e apresentar conteúdos relevantes sobre o assunto principal, abordando a atualidade do contexto organizacional. Integrantes do Comitê Temático do evento, as professoras da UPF Anelise Rebelato Mozzato e Denize Grzybovski avaliam que, na sua terceira edição em Passo Fundo, o Congregarh novamente foi um sucesso. “Os temas dessa edição foram descritos e compreendidos por nós como temas complexos, polêmicos, instigantes e com abordagem provocativa dos palestrantes, que apresentaram aos gestores, líderes e profissionais da área de gestão de pessoas a reflexão sobre suas práticas”, destaca a professora Denize.

Numa realização conjunta com as palestras, a ABRH/RS realiza uma feira, que também encantou o público, facilitando contatos e negócios entre os vários dirigentes de empresas de Passo Fundo e região e fornecedores de serviços e/ou materiais específicos para a área de gestão de pessoas. “No espaço da feira, que já se tornou pequeno para a demanda de público, o que vivenciamos foi a sinergia entre acadêmicos, profissionais, palestrantes e convidados em geral. Mais uma vez ficou evidenciado que o evento não é só para os profissionais da área de RH, eis que também é importante para líderes e para pessoas que pensam no seu desenvolvimento profissional e pessoal”, disse ela, ressaltando que, para as duas, a concretização do Congregarh em Passo Fundo é um sonho concretizado e a comprovação de que o trabalho acadêmico não fica restrito à produção de pesquisa, estendendo-se à construção de parcerias sólidas com organizações de profissionais da área.

Perspectivas para a próxima edição

O presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski, em sua fala de abertura do evento, confirmou que o Congregarh permanece em Passo Fundo e na UPF, dada a solidez da parceria estabelecida. “Elogiando muito a infraestrutura disponível, informou que o desafio agora é pensar no crescimento do evento, considerando a importância de todo o acolhimento que teve aqui desde as primeiras tratativas para a realização do primeiro Congregarh Conexão, em 2014 (segundo em 2016 e terceiro em 2018)”, comentou a professora, destacando que, na abertura, o presidente fez uma retrospectiva de como foram os primeiros contatos com a UPF, agradecendo à Instituição pela acolhida.

Conforme Denize, a parceria é importante para a UPF, enquanto universidade comunitária, e para o PPGAdm, como um curso stricto sensu que se propõe a pensar o campo científico da gestão das organizações e a formar profissionais em nível de mestrado para atender às demandas do mercado. “Para nós, enquanto professoras e pesquisadoras dos temas da área de gestão de pessoas e gestão do conhecimento, fica o desafio de transitar entre o campo científico e o campo empírico com a mesma fluidez que produzimos modelos de gestão. Eis as razões pelas quais fazemos parte do Comitê Temático, um grupo seleto de profissionais que pensam o evento como um todo, sobretudo no que tange ao conteúdo do que será trabalhado e os melhores nomes disponíveis no mercado mundial para fazer a sua abordagem”, afirma.