Ensino

Democracia e religião são temas do III Simpósio de Filosofia e Direito

10/05/2017

15:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotos Jéssica França

O papel a religião na sociedade democrática contemporânea é tema do III Simpósio de Filosofia e Direito: democracia e religião. O encontro é promovido pela Faculdade de Direito (FD) e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

As conferências tiveram início na noite de terça-feira, dia 9 de maio, no auditório da Faculdade de Direito. Estiveram presentes na abertura do evento, o professor e diretor do IFCH, Edison Alencar Casagranda, o professor e diretor da FD, Rogério da Silva, a professora e coordenadora do curso de Direito, Maira Angelica Dal Conte Tonial, assim como a professora e coordenadora geral do Simpósio, Carina Tonieto.

De acordo com a professora Carina, o tema do encontro é motivado pela crescente atuação da bancada religiosa no cenário político nacional. Assim como o avanço do fundamentalismo em todo o mundo. “É uma oportunidade para que possamos discutir e refletir sobre questões polêmicas, mas que fazem parte do nosso cotidiano. Esse é a terceira edição do Simpósio realizado através de uma parceria dos cursos de Filosofia e Direito”, explicou.

A temática de religião e democracia, com os questionamentos em torno da problemática, buscando compreender como o estado brasileiro vem se posicionando sobre o tema é um dos objetivos do Simpósio. O professor Joelson Becker Salomão foi o mediador do debate entre o professor Delamar José Volpato Dutra (UFSC) que abordou o tema “Religião e democracia”, enquanto o professor Noli Bernardo Hahn (URI – Santo Ângelo) falou sobre “O Estado laico e democrático, as religiões e a teologia profética hebraica”.

Uma oportunidade para alunos ampliar seus conhecimentos, com a visão de pesquisadores do assunto. “Discutir as relações do direito, filosofia e a questão das religiões é importante como uma formação complementar para nossos alunos. Para que eles venham e possam discutir e refletir sobres essas questões pertinentes”, destacou o professor Rogério da Silva.

Nesta quarta-feira, dia 10 de maio, na parte da tarde acontecem as apresentações de pesquisas a respeito do tema, de acadêmicos da graduação e de especializações. A partir das 19h30min as conferências serão ministradas pelo professor Marciano Adílio Spica (Unicentro) e o juiz de direito Luís Cristiano Enger Aires.