Ensino

De vilão a bom amigo do prato

09/10/2019

14:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Dia Mundial do Ovo é celebrado na UPF com diversas atividades, palestras e degustação

Um alimento completo e saudável. Essa foi a temática escolhida para a segunda edição do evento em alusão ao Dia Mundial do Ovo, realizado pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), com o apoio da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). A programação, desenvolvida junto ao curso, no Campus I, nesta quarta-feira (9), contou com palestras, debates e degustação de receitas feitas à base de ovo.

Entre os temas abordados, estiveram o “Ovo: um alimento completo e saudável”, com a nutricionista e especialista em gastronomia Angela Corrêa Trentin, e “A avicultura no Rio Grande do Sul”, com o diretor executivo da Asgav/Sipargs, José Eduardo dos Santos. 

De acordo com o professor Dr. Fernando Pilotto, coordenador do evento, a intensão é fazer com os que os acadêmicos reflitam sobre a importância nutricional e de mercado do ovo. “A ideia de marcar esse dia é permitir que os acadêmicos visualizem, nas palestras e nas atividades, a importância do ovo, não apenas enquanto alimento, mas também enquanto espaço de trabalho. O profissional médico-veterinário tem um papel fundamental no processo de qualidade e de melhoramento dessa área”, destacou.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Dra. Laura Beatriz Rodrigues, o evento ocorre simultaneamente em diversas instituições, e participar desse ciclo é importante para a troca de experiências e saberes. “A partir do momento em que a UPF entra nesse cenário de debates, insere-se também na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de pesquisas. Além disso, aqui também abordamos aspectos da própria atuação do médico-veterinário e da interdisciplinaridade”, destacou, ressaltando a participação de cursos como Nutrição, Agronomia, Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação.