Extensão

Cursos Livres UPF: um mergulho na cultura pop

22/11/2019

11:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Filmes, séries e música pop estão entre os assuntos de duas formações oferecidas na UPF. Inscrições estão abertas

Dos clássicos aos filmes da Marvel. De João Gilberto a Lady Gaga. Os fãs de cultura pop terão um prato cheio nesta edição dos Cursos Livres oferecidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Para o público que não perde uma estreia de filme, que faz maratona de séries ou que aguarda ansioso o álbum novo do artista preferido, são duas opções de formação. A primeira delas é o curso “Como ver um filme – Entenda a linguagem secreta do cinema”. Ministrado pelo professor Me. Fábio Luis Rockenbach, a formação quer mostrar os detalhes que o público muitas vezes não percebe nos seus filmes e séries favoritos.

A proposta é ver o cinema com um outro olhar, conhecendo um pouco mais sobre a linguagem do cinema, e percebendo recursos e estratégias que a linguagem do cinema usa para influenciar, emocionar, assustar e conversar com o público interlocutor e que muitas vezes passam despercebidas. Quem quer mergulhar nesse universo cheio de segredos – às vezes nem tão secretos – pode aprender muitas coisas no curso, que ocorre nos dias 11 e 12 de dezembro, das 19h20min às 22h35min, no Campus I da UPF. 

Agora, quem é fã de música, pode descobrir “O que se aprende com a música pop em tempos de diversidade e divergência?”. Voltado para músicos, comunicadores, fãs e amadores da música, o curso, ministrado pelo professor Dr. João Vicente Ribas, visa à reflexão sobre as consequências das transformações culturais no último século na música. A proposta é a familiarização e o debate em torno de ideias como as de cultura e música popular, pensando na diversidade do mundo contemporâneo e em alternativas estéticas nos âmbitos local e global e também no que as disputas nas mídias sociais em torno da música pop revelam sobre afirmações identitárias de gênero e raça.  O curso ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro, das 19h20min às 22h35min, também no Campus I.

Inscrições e investimento
As inscrições para os dois cursos podem ser realizadas até o dia 3 de dezembro, pelo site upf.br/agenda/curso-livre. O investimento é de R$20,00 para cada curso. 

Cursos Livres UPF
Com temas diversificados e que vão ao encontro das demandas da atualidade, os Cursos Livres da UPF são uma oportunidade que a comunidade tem de conhecer o potencial em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da UPF. Nesta edição, a Instituição oferece 21 opções de cursos, com cargas horárias que variam de 4h a 8h, e ocorrem em diferentes turnos. O objetivo é oferecer uma formação rápida, nas mais diversas áreas do conhecimento, de baixo custo e com abordagens inovadoras, inspiradoras e funcionais para a vida pessoal e profissional.