Extensão

Cursos Livres UPF: desvendando os mistérios do paladar e dos rótulos de alimentos

19/11/2019

16:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Avaliação sensorial e rotulagem de alimentos são temas de formações rápidas e com abordagens inspiradoras oferecidas pela UPF no mês de dezembro

Quando o assunto é alimentação, não faltam perguntas. Afinal, mesmo com toda a informação disponível, sempre é possível aprender mais. E é para desvendar diferentes questões relacionadas à alimentação, que a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece duas opções de Cursos Livres voltados ao tema. O curso “Desvendando os rótulos dos alimentos” tem como proposta esclarecer características dos rótulos dos alimentos. A ideia é que o consumidor saiba interpretar as características dos diferentes produtos alimentícios que consome no seu dia a dia. 

Para isso, o curso, ministrado pelo professor Dr. Christian Oliveira Reinehr, abordará conteúdos como aspectos da legislação brasileira sobre rotulagem, componentes dos rótulos, rotulagem nutricional, informação nutricional complementar, alegação de propriedades funcionais, aspectos adicionais da rotulagem, além de tendências na rotulagem de alimentos. O curso será oferecido no dia 9 de dezembro, das 19h20min às 22h35min, no Campus I da UPF. 

Já o curso “Alquimia da percepção e educação do paladar” é para quem valoriza o sabor dos alimentos. A proposta é mostrar de que modo os sentidos são utilizados na avaliação sensorial dos alimentos e de que modo podemos educar o nosso paladar. Ministrado pela professora Dra. Luciane Maria Colla, o curso ocorre no dia 11 de dezembro, das 13h30min às 17h30min e das 19h20min às 22h35min, também no Campus I da UPF. 

Inscrições e investimento
Para ambos os cursos, as inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de dezembro, pelo site upf.br/agenda/curso-livre. O investimento é de R$20,00 para cada curso. 

Cursos Livres UPF
Com temas diversificados e que vão ao encontro das demandas da atualidade, os Cursos Livres da UPF são uma oportunidade que a comunidade tem de conhecer o potencial em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da UPF. Nesta edição, a Instituição oferece 21 opções de cursos, com cargas horárias de variam de 4h a 8h, e ocorrem em diferentes turnos. O objetivo é oferecer uma formação rápida, nas mais diversas áreas do conhecimento, de baixo custo e com abordagens inovadoras, inspiradoras e funcionais para a vida pessoal e profissional.