Extensão

Cursos Livres UPF: da criação de apps à medicina do futuro

21/11/2019

13:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Fãs de tecnologia terão cinco opções de cursos na área. Os encontros ocorrem entre os dias 9 e 14 de dezembro no Campus I da UPF

A forma como você organiza sua agenda mudou. O relacionamento entre médicos e pacientes mudou. E até mesmo os games que quase todo mundo cresceu jogando mudaram. A responsável por todas essas mudanças é a tecnologia. E se ao mesmo tempo é impossível pensar em viver sem ela, ainda temos pela frente muitas discussões sobre as melhores formas de aproveitar todo esse potencial. E é para pensar em algumas dessas questões que a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece cinco opções de Cursos Livres na área da tecnologia. 

O curso “Criação de aplicativos móveis (Apps) para não programadores” é para quem quer dar os primeiros passos na criação de apps, mas ainda não tem conhecimento na área. Na formação, os participantes conhecerão as principais implicações dessa transformação e perspectivas para as futuras inovações tecnológicas. Ainda, será apresentado, de forma prática e didática, o processo de construção de aplicativos, possibilitando aos participantes um primeiro contato com esse mundo aberto para inovações e com um mercado de trabalho com grande carência de profissionais qualificados. O curso ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro e vai ser ministrado pelo professor Dr. Marcos José Brusso. 

Para quem também quer aprender a usar a tecnologia a seu favor, a Instituição oferece o curso “Ferramentas Google para organização pessoal”, no dia 10 de dezembro. O objetivo da formação ministrada pelo professor Me. Jaqson Dalbosco é apresentar uma introdução ao uso de ferramentas da Google para organização pessoal, possibilitando o conhecimento de recursos que podem otimizar o tempo e organizar as ações do cotidiano e contribuem significativamente para alcançar maior produtividade e qualidade, tanto em atividades do trabalho quanto da vida pessoal.

Já se a ideia é se aventurar ainda mais nesse universo, o curso “Impressão 3D: imprimindo ideias, gerando valor”, que ocorre no dia 12 de dezembro, é a opção ideal. A proposta da formação ministrada pela professora Me. Teofanes Foresti é abordar um pouco do conceito e das possibilidades da impressão 3D, tendo em mente que, para a criação de pequenos objetos, basta desenhar ou conseguir um modelo já pronto e levar até a impressora 3D, e, em questão de minutos, o objeto estará pronto.

Saindo um pouco da parte técnica e indo para a aplicação da tecnologia, o curso “Medicina do futuro - Máquinas e humanos juntos por uma medicina de precisão” propõe uma reflexão sobre o modo como médicos, hospitais e serviços de saúde aceitarão e responderão a esse "empoderamento" dos pacientes nos próximos anos, levando em consideração que computadores, algoritmos e dispositivos serão parte da medicina dentro dos próximos 10 anos. Ministrada pelo professor Francisco Madalosso de Bittencourt, a formação também está marcada para o dia 12 de dezembro.

Por fim, o curso “Mundos paralelos: do Atari ao Fortnite, a evolução dos games” é para os apaixonados por games. A ideia desse curso livre é mostrar e compreender um pouco do extenso – e relativamente novo – universo dos jogos digitais, passando pelos principais games e suas respectivas gerações, acontecimentos cruciais da indústria, as constantes mudanças tecnológicas e a criação de novos hábitos até chegar ao cenário atual, onde games possuem uma relevância gigante no mundo contemporâneo. Os fãs poderão aprender – e jogar – nos dias 9 e 10 de dezembro. 

Inscrições e investimento
Todos os cinco cursos ocorrem no Campus I da UPF, no turno da noite, das 19h20min às 22h35min. As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de dezembro, pelo site upf.br/agenda/curso-livre. O investimento é de R$20,00 para cada curso. 

Cursos Livres UPF
Com temas diversificados e que vão ao encontro das demandas da atualidade, os Cursos Livres da UPF são uma oportunidade que a comunidade tem de conhecer o potencial em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da UPF. Nesta edição, a Instituição oferece 21 opções de cursos, com cargas horárias que variam de 4h a 8h, em diferentes turnos. O objetivo é oferecer uma formação rápida, nas mais diversas áreas do conhecimento, de baixo custo e com abordagens inovadoras, inspiradoras e funcionais para a vida pessoal e profissional.