Universidade

Cursos Livres: capacitação rápida e dinâmica

05/07/2019

16:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França e Natália Fávero

Participantes escolheram entre 12 opções de cursos para aprimorar conhecimento

Durante quatro dias, centenas de pessoas participaram da primeira edição dos Cursos Livres promovidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF). O projeto contemplou 12 opções de cursos rápidos e dinâmicos, promovendo uma nova abordagem a respeito de assuntos contemporâneos. 

Os cursos ocorreram na estrutura de laboratórios e salas de aula do Campus I da UPF, possibilitando que participantes que não conheciam a infraestrutura da Universidade conhecessem mais sobre a Universidade. “Conseguimos confirmar a nossa hipótese de que os Cursos Livres são uma forma de acesso rápido, acessível, para que os participantes tenham uma ideia do que a Universidade tem a oferecer. Outra questão é o quanto conseguimos alcançar nas redes sociais pessoas que tenham interesse de vir novamente para a Universidade, seja em Curso Livres ou em disciplinas isoladas, ou no próprio Vestibular, então, temos um grande potencial para as próximas edições”, disse o coordenador do projeto, professor Dr. Ivan Dourado. 

Os cursos são atraentes, criativos, dinâmicos e com temas que interessam a esse grande público. “Provamos que o perfil do aluno que tem interesse em entrar na Universidade é de diferentes cidades, diferentes faixas etárias, diferentes vontades e intenções, então, conseguimos atrair esses alunos para a Universidade nessa primeira edição e pudemos ouvi-los para projetar o futuro, tanto da ação dos Cursos Livres quanto da própria UPF”, destacou. 

Nessa primeira edição, ocorreram os cursos: Inovação na veia - Spotify, Uber e Airbnb e a produção do futuro; Direito, redes sociais e a política no Século XXI; Reforma psiquiátrica e saúde mental - afirmando o cuidado em liberdade em tempos de retrocessos; Vivências integrativas em saúde; Além da tela - ver e entender o cinema e séries de TV; Pensando por imagens - o cinema, a filosofia e a vida; Professores do futuro - interdisciplinaridade e didáticas para o século XXI; Emancipação feminina e mulheres do século XXI; Mundo nerd, ciências humanas e universo Marvel; Cultura maker e engenharia criativa; Alquimia de percepção - educação de paladar e alimentos funcionais; e A história da arquitetura através das séries Netflix. 

Conforme o professor Dourado, uma nova edição dos Cursos Livres em Passo Fundo deve ocorrer em dezembro ou em janeiro. “A ideia é que em Passo Fundo volte a acontecer em dezembro ou em janeiro. Nos campi, já estamos estudando uma modalidade em que possamos oferecer uma semana de Cursos Livres, com um professor diferente em cada noite, com uma pegada diferente para que possamos acessar o que a UPF tem a oferecer nos campi também”, finalizou.