Ensino

Cursos de Serviço Social e Pedagogia debatem o papel da educação no Brasil

21/09/2018

11:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

“Nunca me sonharam” foi o documentário disparador de um diálogo entre os estudantes do IV nível do curso de Pedagogia e do VIII nível do curso de Serviço Social da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF). O grupo se reuniu no dia 17 de setembro para refletir sobre o papel da educação no Brasil. A proposta para o debate nasceu da disciplina Serviço Social e Política da Educação e teve como objetivo aproximar os dois cursos na articulação em torno das análises sobre a realidade da educação no país.

O documentário retrata a realidade do ensino médio brasileiro e traz depoimentos de adolescentes e jovens, a partir dos quais a produção do filme deu nome ao documentário. Após a exibição, os acadêmicos do Serviço Social e da Pedagogia iniciaram o debate a partir de temas como Política Nacional de Educação, diversidade e realidade escolar, evasão escolar, gestão da educação, multidisciplinaridade, leitura de realidade e o papel do assistente social e do pedagogo na escola.

A atividade contempla um dos objetivos da Faed, que é proporcionar a troca de saberes entre os cursos, visando uma formação crítica e o protagonismo dos estudantes. Segundo a professora Me. Angela Diana Hechler, para o curso de Serviço Social, o encontro foi essencial para a formação de assistentes sociais conectados com a realidade e que exercitam, desde a formação, o diálogo com outras profissões, contribuindo para práticas interdisciplinares neste campo de atuação.