Ensino

Cursos de Gestão do Agronegócio e Administração realizam visita técnica em Paraí

22/10/2018

14:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os acadêmicos dos cursos de Gestão do Agronegócio (Passo Fundo) e Administração (Lagoa Vermelha) da Universidade de Passo Fundo (UPF) tiveram a oportunidade de conhecer o robô Lely Astronaut, que realiza a ordenha de 70 vacas em lactação. Acompanhados dos professores Me. João Paulo Gardelin e Me. Juliana Birkan Azevedo, os estudantes visitaram, no sábado, dia 20 de outubro, a propriedade de Ezequiel Nólio, em Paraí (RS), que, desde 2015, tem a ordenha robotizada.

O Tambo Nólio foi pioneiro da marca holandesa Lely no Brasil e também o primeiro robô de ordenha a funcionar no Rio Grande do Sul. Além de trazer maior qualidade de vida à família, que agora não enfrenta mais problemas de falta de mão de obra, o robô também permite tratar cada vaca a partir de suas necessidades específicas. Todos os animais são cadastrados no sistema, que recebe os dados da ordenha e da temperatura do leite, além de índices e informações sobre potenciais alterações.

Os acadêmicos acompanharam todo o processo da ordenha robotizada, que é de fluxo livre, contínuo e acontece 23 horas por dia, parando apenas uma hora para manutenção. Além disso, o proprietário levou a turma até o seu escritório, onde apresentou as planilhas de controle fornecidas pelo sistema e toda a gestão de sua propriedade. Por fim, apresentou a nova aquisição: um robô de aproximação da comida na Praça de Alimentação das vacas.

Segundo a estudante do VIII nível de Administração, Campus Lagoa Vermelha, Brenda Menegaz Scalabrin, o grupo ficou muito satisfeito em unir a parte teórica e prática da disciplina de Gestão de Propriedades Rurais. “Nessa visita, podemos observar com clareza a avançada tecnologia que pode ser implantada no meio rural, fazendo com que a propriedade venha obter mais lucro e melhor qualidade de vida. Nessa propriedade, a inovação acontece por meio da atualização de robôs e diminuição do trabalho humano, o qual é utilizado apenas para tomada de decisões”, disse.