Ensino

Curso sobre princípios de análise térmica é realizado pelo UPF Parque

17/10/2018

18:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Milena Mezalira/ Nexjor

O Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), realizou, nesta quarta-feira, 17 de outubro, um curso teórico e prático com o tema “Princípios de análise térmica”. A atividade foi ministrada pela professora do curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Charise Dallazem Bertol, e pelo professor do curso de Química, Me. Delton Luiz Gobbi. A parte teórica do curso ocorreu no auditório da pós-graduação da Faculdade de Direito, e a parte prática, no módulo II do UPF Parque, utilizando os equipamentos da Central de Equipamentos Multiusuários (Cemulti).

De acordo com a professora Charise, a atividade foi voltada para os profissionais que atuam nas empresas que estão incubadas no UPF Parque, assim como, para profissionais das áreas de Farmácia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Odontologia, além de estudantes de graduação e pós-graduação da UPF. “É muito importante promover esse curso, porque foi adquirido um equipamento que pode ser utilizado por todos que trabalham com caracterização térmica de materiais, podendo ser profissionais e estudantes de diferentes áreas”, explicou. 

Conforme a professora, o equipamento proporciona a avaliação da perda de massa de um material em função da temperatura. O curso abordou os princípios da análise térmica com enfoque nas técnicas de termogravimetria, análise térmica diferencial e calorimetria exploratória diferencial.  As técnicas são utilizadas para caracterizar termicamente diferentes materiais como fármacos, compostos, alimentos, entre outros.