Extensão

Curso Internacional de produção de massas ocorre até terça (13) na UPF

12/11/2018

13:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Engenharia de Alimentos e o Centro de Pesquisa em Alimentação (CEPA) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, até esta terça-feira (13), o Curso Internacional de Produção de Massas. Voltado para profissionais e empresários ligados a moinhos da região, o evento ocorre no Prédio L1, Campus I da UPF. A organização é do professor Dr. Luiz Calos Gutkoski, que também é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia em Alimentos (PPGCTA).

Os participantes são representantes de moinhos da região (proprietários, funcionários e moleiros), empresas de fabricação de equipamentos para moinhos, empresas de melhoramento genético, cooperativas e empresas de armazenamento, além de estudantes de graduação e pós-graduação. De acordo com os organizadores, este é o segundo módulo do Curso Internacional de Moagem e Farinha de Trigo, que aborda a produção de massas: macarrão sem glúten e novos processos de fabricação. 

Na palestra de abertura, a professora Maria Ambrogina Pagani apresentou o Departamento de ciência de alimentos, nutrição e ambiental da Universidade de Milão, Itália. A professora também mencionou a importância da matéria-prima para elaboração de massas e os parâmetros de qualidade do trigo próprio para esse produto. 

Na segunda parte do curso, a professora Alessandra Marti, também da Universidade de Milão, abordou os métodos de avaliação da qualidade tecnológica da matéria-prima para elaboração de massa seca.