Ensino

Curso de Medicina Veterinária promove treinamento de controle da brucelose e tuberculose

19/12/2019

18:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) promoveu, de 9 a 13 de dezembro, o I Treinamento para habilitação de médicos veterinários ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Em março, de 23 a 27, será realizado o segundo treinamento.

O treinamento realizado neste mês abordou noções em EETs, que inclui a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como “doença da vaca louca”, que faz parte do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB). A capacitação foi ministrada pelas professoras Dra. Giseli Aparecida Ritterbusch e Dra. Adriana Costa da Motta.

A semana foi de intenso trabalho e contou com um grupo de médicos veterinários muito interessado, resultando em aprendizado e crescimento para todos os envolvidos. Com o treinamento destes profissionais, a UPF estará atuando em parceria com esses Programas, contribuindo com a sanidade do rebanho bovino e principalmente para a saúde pública, visando reduzir a prevalência e incidência destas doenças em bovinos e bubalinos no Brasil. Destaca-se que se tratam de zoonoses, ou seja, doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos. 

Para eficácia dessa proposta, faz-se necessário qualidade e padronização dos meios de diagnóstico. Assim, o curso permite que o profissional possa atuar nessa atividade, de imensurável importância para o setor pecuário leiteiro e de corte.