Ensino

Curso de Geografia além dos muros da Universidade

26/06/2017

15:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Claudionei Lucimar Gengnagel

Ir além da teoria e atuar junto à comunidade foi o que motivou os acadêmicos do V nível do curso de Geografia da Universidade de Passo Fundo (UPF) a realizarem a última atividade prática do semestre junto aos estudantes do Instituto Estadual Cardeal Arcoverde de Passo Fundo, na noite de sexta-feira, dia 23 de junho. 

Na oportunidade, foram realizadas seis oficinas idealizadas e planejadas pelos acadêmicos a partir de temas como blocos econômicos, migrações, teorias populacionais, ciclo das rochas, coordenadas geográficas e escala cartográfica. As oficinas foram assistidas por 35 estudantes do Ensino Médio do Instituto Arcoverde, acompanhados pela professora titular Paula Carvalho. Na ocasião, as atividades dos acadêmicos foram avaliadas por uma banca de professores egressos do próprio curso e que atuam na Educação Básica de Passo Fundo.

Para o professor Claudionei Lucimar Gengnagel, que trabalha com a disciplina de Práticas de Geografia IV, esse é um ótimo exemplo de um movimento no qual a curricularização da extensão sai da teoria e extrapola os muros da Universidade. A coordenadora do curso de Geografia, Luciane Rodrigues de Bitencourt, explica que as atividades nas quais os acadêmicos vivenciam na prática os desafios da Educação Básica são rotina no curso, visto que, mais de uma vez por semestre, há essas inserções nas escolas da região. O curso de Geografia é vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg).