Ensino

Curso de Física da UPF conquista conceito 4 em avaliação do MEC

20/08/2018

17:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

O curso de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF) conquistou o conceito 4 na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O conceito máximo atribuído aos cursos de graduação é 5. Oferecido desde 2004, o curso propõe a formação de profissionais formadores e disseminadores do saber científico, capacitando os egressos a propor ações metodológicas, bem como a produzir materiais didáticos e experimentais que atendam à carência desses recursos nas escolas.

Na opinião do coordenador do curso, professor Dr. Jucelino Cortez, foram vários os fatores que contribuíram para a conquista desse conceito, principalmente os relacionados à estrutura oferecida pela Instituição, especialmente no que diz respeito aos laboratórios, e ao quadro de professores, formado, em sua maioria, por doutores. “Outro fator de grande importância está relacionado com a forte relação que o curso faz entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo junto aos acadêmicos diversos projetos de pesquisa e eventos extensionistas. Ainda referindo-se à extensão, merece destaque a curricularização da extensão universitária desenvolvida em algumas disciplinas do curso”, destaca Cortez. 

Para o coordenador, esse reconhecimento não só reflete a qualidade do curso, mas também reforça que ele está em conformidade com a legislação vigente e com o que a sociedade precisa do egresso. “Como somos uma instituição que tem os olhos voltados para a nossa comunidade, consideramos que essa nota confirma que estamos no rumo certo para contribuir na formação de uma sociedade melhor”, completa.

Mercado promissor
Assim como outros cursos de licenciatura, Cortez acredita que o principal desafio da profissão está em motivar, principalmente os jovens, a seguir a carreira do magistério. “Devido à realidade da educação, poucas pessoas querem ser professores, e as que estão neste caminho, cursando uma graduação, facilmente desmotivam-se quando deparam-se com um ambiente pouco valorizado pelos nosso governantes”, avalia. 

Mesmo assim, o coordenador confia em uma melhoria de cenário para a educação brasileira. “Faltam professores no mercado -– percebe-se isso pelo grande número de graduandos que já estão lecionando – e, no caso da Física, muitos professores que estão trabalhando com essa disciplina não têm a formação para tal, caracterizando-se assim um mercado de trabalho muito promissor para os egressos do curso”, completa.