Geral

Curso de Enfermagem promove campanha de prevenção do HIV/AIDS

29/10/2019

17:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é comemorado internacionalmente em 1º de dezembro. A data tem como objetivo sensibilizar a população sobre a doença, que é uma das que mais mata no mundo. Com o propósito de conscientizar a comunidade sobre a transmissão e a importância da prevenção, o curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, no dia 5 de novembro, no Centro de Convivência, Campus I, uma campanha de prevenção e conscientização do HIV/AIDS.

Pelos turnos da manhã e tarde, das 8h às 17h, os acadêmicos do IX nível orientarão e farão abordagens sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) de forma lúdica, com o uso de fantasias simulando as infecções e as suas formas de prevenção. Ainda haverá a distribuição de preservativos para o público. À tarde, no intervalo das aulas do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, serão desenvolvidas atividades com os estudantes do Ensino Médio.

A ação também é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Dados sobre o HIV/AIDS
Segundo o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS - 2018, a média nacional de casos notificados da doença corresponde a 90 novos casos para cada 100 mil habitantes. Em nível nacional, o Rio Grande do Sul está em primeiro lugar no ranking de óbitos por HIV/AIDS: a mortalidade é de 4,8 óbitos a cada 100 mil habitantes. Além disso, o estado encontra-se em segundo lugar em detecção de novos casos, com 32,3% nos últimos três anos. Em Passo Fundo, os números são alarmantes, com 1.200 pacientes em tratamento. A cidade está na segunda posição no ranking entre os municípios com o maior número de indivíduos portadores de HIV. O coeficiente de mortalidade corresponde a 32,3 casos.
 
Conforme o Boletim, observou-se que até 2017 a média entre homens e mulheres portadores da doença era semelhante. Já em 2018, o sexo masculino se destacou com 80% dos casos, sendo desses 60% homossexuais e bissexuais na faixa etária de 18 a 24 anos.