Ensino

Curso de Ciências Contábeis é destaque em maior evento da classe contábil gaúcha

19/08/2019

10:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram, entre os dias 14 e 16 de agosto, em Bento Gonçalves (RS), da  XVII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. O grupo se destacou no evento, que é considerado o maior da classe contábil gaúcha e contou com a presença de mais de 2 mil participantes.

Durante a Convenção, foi realizada a 1ª Copa RS de Contabilidade, cuja final contou com a participação de duas equipes da UPF. A equipe “Patrimônio líquido”, composta pelos estudantes Vanderléia dos Santos Loeblein, Iuri Endrigo Ramos Schuster e Carlos Eduardo Strasses Loss, que foram orientados pelos professores Me. Rosalvaro Ragnini e Me. Rodrigo Marciano da Luz, obteve o 2º lugar geral da Copa. A equipe “Ajuste de avaliação patrimonial”, que também participou da atividade, era composta pelas estudantes Angela Fossati, Cristina Casarotto e Jordana do Prado Nogueira e foi orientada pela professora Me. Maria Elena Amaral Ferreira Bueno.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UPF, Me. Rodrigo Marciano da Luz, nesta edição do evento, a produção científica do curso da UPF também ocupou lugar de destaque. “Ao todo, foram aprovados cinco artigos, sendo que o trabalho ‘Os relatórios de auditoria independente: um estudo sobre a emissão de relatórios de auditoria com opinião modificada’, de autoria do egresso Thiago Mattei e das professoras Me. Mirna Muraro e Dra. Sandra Regina Toledo dos Santos, foi agraciado com o prêmio de melhor artigo por área temática”, comenta o docente, relatando que a Instituição mais uma vez teve um expressivo número de acadêmicos e professores presentes na Convenção. “A participação dos estudantes é extremamente importante para a formação e o desenvolvimento como futuros profissionais com visão técnico-científica”, comenta.

Ainda foram aprovados os trabalhos: 
- “Lei do bem: uma análise sobre o nível de conhecimento das indústrias da região de Passo Fundo a respeito da Lei nº 11.196-2005”. Autores: Rafael Pavan e Diego da Rocha da Silva.
  
- “Os impactos da utilização da tecnologia blockchain para a área contábil e financeira”. Autores: Juliano Giongo e Guilherme Ballestro.

- “Auditoria independente nos clubes de futebol brasileiro: um estudo sobre o conteúdo dos relatórios de auditoria”. Autores: Rafaela Pieta Basso, Mirna Muraro e Sandra Regina Toledo dos Santos.

- “Controle orçamentário: operacionalização de um modelo”. Autor: Cláudio Viapiana.