Universidade

Curso de Ciências Biológicas realiza viagem de estudos sobre áreas protegidas

14/11/2018

16:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Viagem teve como destino as cidades de Cambará do Sul e Canela, com aulas práticas nos dois locais

Para além da teoria, dentre as atividades do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF), está o planejamento de uma trilha interpretativa em propriedade rural, aplicando-a posteriormente para um grupo de pessoas da comunidade. Durante o semestre cada grupo de alunos escolhe uma propriedade rural, realiza o diagnóstico de seus recursos naturais, e então escolhem um tema para ser trabalhado com o público por meio da trilha interpretativa.

Com o objetivo de subsidiar os acadêmicos para a realização de seus programas de uso público em áreas naturais, é realizada uma viagem de estudos sobre Áreas Protegidas que, neste ano teve, como destino os municípios de Cambará do Sul e Canela. A atividade foi realizada nos dias 10 e 11 de novembro, com os acadêmicos do VII nível. Em Cambará do Sul, os acadêmicos de Ciências Biológicas visitaram o Parque Nacional da Serra Geral, analisando sua biodiversidade, suas belezas cênicas, seus recursos hídricos utilizados no programa de uso público, e a preparação para a visitação em atividades de ecoturismo. Durante os turnos da manhã e tarde os acadêmicos foram orientados pelo professor Dr. Jaime Martinez, da disciplina de Biologia da Conservação, e pelo professor Dr. Cristiano Buzatto, da disciplina de Botânica.

No município de Canela, a turma da Biologia da UPF realizou um curso de Interpretação Ambiental em uma área natural privada, com especial atenção para a infraestrutura necessária para a visitação do público junto à natureza, desde a preparação dos caminhos, dos mirantes, o sistema de comunicação por placas e painéis. Além dos professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF, os futuros profissionais foram orientados pelo biólogo João Pedro Travi, do Projeto Loboguará. “Ao retornarem para suas cidades, os acadêmicos vão empregar o conhecimento adquirido na finalização de seus programas de uso público, aplicando-o para a comunidade de sua região e socializando os resultados em um seminário”, comenta o professor Jaime Martinez. O evento ocorrerá no ICB, na noite do dia 3 de dezembro.