Universidade

Curso de Artes Visuais promove Mostra de Gravuras na 32ª Feira do Livro de Passo Fundo

09/11/2018

14:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Além de livros, quem passar pela 32ª Feira do Livro de Passo Fundo, no Bourbon Shopping, também encontrará arte. Entre as diversas exposições que estão montadas na Feira, está a Mostra de Gravuras, promovida pelo curso de Artes Visuais (licenciatura) da Universidade de Passo Fundo (UPF), apoiadora cultural do evento. A exposição reúne gravuras produzidas pelos acadêmicos do V nível do curso, na disciplina de Gravura. As obras foram confeccionadas em papel reciclado produzido com caixas de medicamentos que seriam descartadas. A técnica utilizada é a de gravura em metal, e, para a matriz, foram utilizadas caixas de CD. 

Nas obras, estão representações de monumentos e igrejas das cidades da região de abrangência da UPF, onde residem os acadêmicos dos cursos. “Os acadêmicos trouxeram monumentos que se destacam em suas cidades. Há representações da arquitetura de Erechim, Nova Bassano, Camargo, Ronda Alta, de toda a região. É uma forma de o acadêmico representar a cidade de onde vem dentro da sala de aula”, explicou a coordenadora do curso, professora Me. Mariane Loch Sbeghen. De acordo com ela, essa é a 28ª edição da Mostra de Gravuras do curso. 

Exposições
Além da Mostra de Gravuras, a UPF está com diversas exposições da Feira. Uma delas é a “Memória do olhar: registros fotográficos da saudade”, uma exposição de fotografias sobre o Cemitério Vera Cruz. As fotos foram produzidas pelo Grupo da Foto a convite da equipe do Projeto Museu a Céu Aberto.

Outro destaque é uma homenagem às Jornadas Literárias e seus quase 37 anos de história, composta por obras, ilustrações e outras exposições realizadas durante a trajetória das Jornadas. Fotografias e objetos utilizados na programação da última Jornada compõem o cenário. Obras realizadas pelo curso de Artes Visuais da UPF também completam o espaço de exposições do evento. 

O público ainda pode conferir a Mostra: Passo Fundo em cartaz – Memória do cinema, que busca recordar memórias, objetos, filmes e artistas que integraram a intensa vida cultural no século XX, por meio do cinema. A Mostra é uma parceria do Instituto Histórico de Passo Fundo, do Arquivo Histórico Regional, do escritor e poeta Marcos de Andrade, da Secretaria de Cultura de Passo Fundo e das acadêmicas do curso de História da UPF Milena Moretto e Gabriela Luiza Magro.

A 32ª Feira do Livro de Passo Fundo ocorre até domingo, 11 de novembro, no Bourbon Shopping. A entrada é gratuita.